Estresse
Projeto de pesquisa: Estresse. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RodrigoDuque • 6/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.027 Palavras (9 Páginas) • 299 Visualizações
Introdução
O stress é algo que não deve ser negligenciado. Ele é um dos problemas mais frequentes e duradouros que aflige diariamente desde estrelas do esporte até trabalhadores de escritório. O stress pode ser causado por uma variedade de coisas, inclusive pelo trabalho.
As causas de estresse são diversas e duas pessoas não respondem da mesma forma as situações estressantes, nomeadamente os de natureza profissional. Contudo, determinadas condições de trabalho em que se desenvolve a atividade, parecem constituir circunstancias indutoras de estresse para a maioria dos indivíduos.
A experiência psicológica de estresse, quando intensa e prolongada, poderá relacionar-se com sintomas físicos, emocionais, intelectuais e comportamentais, com repercussões na saúde do individuo.
Trabalho e Estresse
O que é Estresse?
Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Este evento pode ser algo negativo ou positivo.
O estresse negativo é o estresse em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. Produtividade e capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente a pessoa pode vir a adoecer.
O estresse positivo é o estresse em sua fase inicial, a do alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo a pessoa produzir mais e ser
mais criativa. Ela pode passar por períodos em que dormir e descansar passa a não ter tanta importância. É a fase da produtividade. Ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o estresse se transforma em excessivo quando dura demais.
O estresse pode ser excessivo porque o evento estressor é forte demais ou porque se prolonga em excesso.
Estresse no Trabalho
Viver com qualidade de vida no trabalho é um tema que tem preocupado as pessoas. Saber conciliar trabalho e vida pessoal é um dos maiores desafios do mundo moderno.
Muitas pessoas se veem com pouco tempo para atender a demanda das obrigações e da vida pessoal, e com isso muitos profissionais se inquietam por não ter tempo suficiente para a família, lazer e saúde, e se amedrontam quando começam a perceber os sinais do estresse no corpo, decorrente das agitações, pressões e cobranças, entre outros.
No ambiente de trabalho, os estímulos estressores são muitos e bastante variados, como a ansiedade significativa (reação de alarme) diante de desentendimentos com colegas, da sobrecarga e da corrida contra o tempo, diante da insatisfação salarial, entre outros.
A desorganização no ambiente ocupacional põe em risco a capacidade de rendimento do trabalhador. As condições tendem a piorar quando não há clareza nas tarefas que cada um dos trabalhadores deve desempenhar, assim como em ambientes insalubres.
Fatores relacionados ao serviço também contribuem para a pessoa manter-se estressada, como a sensação de insegurança no emprego, pressão para comprovação de eficiência, dentre outros. É importante
salientar também os fatores internos que cada pessoa traz consigo para o emprego, como seus conflitos, suas frustrações, suas desavenças conjugais, entre outros.
Numa pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (ISMA), que ouviu mil profissionais em diversos países, o Brasil liderou o ranking de horas trabalhadas por semana: 54 horas, contra a média mundial de 41. Abordando a questão da “exaustão física e emocional”, que avalia o nível de estresse do trabalhador, o Brasil ficou em segundo no índice, atrás apenas do Japão e superando países como China e Estados Unidos.
O estilo de vida que nos impomos exige muito esforço para cumprir o padrão estabelecido e nos coloca em conflitos profissionais com cada vez mais competição e menos espaço.
O perfil que se diz ser de um bom profissional para o mercado de trabalho chega a passar por características de semideuses com absolutamente todas as características de um ser perfeito, nos levando a exigir demais de nós mesmos para nos encaixarmos no que o mercado diz ser o ideal, levando a um desgaste muito grande de energia e, por consequência, a um nível alto de estresse.
No caso do emprego, o medo da demissão e as pressões de chefes podem gerar no trabalhador um nível perigoso de estresse. É cada vez mais comum nos depararmos com casos de estresse extremos, impossibilitando trabalhadores de exercerem sua função no trabalho.
O fato é que trabalhar é necessário, e, como a maioria das pessoas que trabalham costuma passar em média oito horas diárias na atividade, o estresse no trabalho merece atenção especial.
Passamos muito tempo trabalhando, e, se essa atividade nos causar um estresse extremo, em algum momento isso pode ser fatal.
Causas e Consequências do Estresse no Trabalho
O estresse é um dos problemas mais frequentes e duradouros do século XXI, o qual aflige diariamente desde aos famosos artistas como também os trabalhadores de escritório.
O estresse pode ser causado por uma série de fatores como, o trabalho em excesso, problemas de família, casamento tumultuado e etc. Por isso, é de extrema importância que o estresse seja levado em consideração, pois se não evitado pode levar a problemas de saúde mentais e físicos, causando a elevação da taxa na respiração e o aumento da frequência cardíaca.
É muito importante entender o processo de surgimento do estresse, pois só assim saberá de onde ele está originando, quais são os seus sintomas e como aliviar. É de muita importância determinar qual a principal causa do estresse, pois assim se consegue controlar o problema de maneira efetiva, as principais causas possíveis do estresse no trabalho são:
* Estilo de liderança;
* Obrigações no trabalho;
* Condições do ambiente de trabalho;
* Relacionamentos interpessoais;
* Ambiente psicológico no trabalho;
* Preocupações com a carreira;
Porém, outros fatores podem desencadear o surgimento do estresse, como por exemplo, atitude negativa no trabalho,
...