Estudo da Obra PPF de Pedro a Grisa
Por: Aline Amanttes • 15/4/2019 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 549 Visualizações
Estudo bibliográfico da obra “O poder da fé e a paranormalidade”, de Pedro Grisa
1. Leitura do material
2. a) Resumo de cinco capítulos.
Capítulo III – O Sonho de Frei Zeno, da página 69 à 82.
Tuberculoso, Frei Zeno promete à Virgem Maria a construção da gruta de N.S. Lourdes, e repetidos sonhos indicam local exato.
Capítulo IV – O Filho da Promessa, da página 83 à 117.
Maria Back, após abortos, promete à Virgem Maria apresentar filho vivo na gruta. Depois de acidente, tio “ressuscita” bebê no velório.
Capítulo V – Prodígios de Frei Crispim, da página 119 à 145.
Vida de Frei Crispim marcada por caráter antípoda: arrojado, aventureiro e bondoso, mas impulsivo e temperamental, colocando-o em difíceis situações.
Capítulo VI – O Despertar da Vocação, da página 147 à 166.
Evaldo Back manifesta interesse e desejo pela vida conventual franciscana, reencontrando-se com a fé religiosa que o salvara da morte.
Capítulo VII – Sofrimento e Paranormalidade, da página167 à 194.
Manifestação da paranormalidade do curador psíquico Frei Hugolino, de forma espontânea ou como instrumento de manifestação da fé cristã.
2. b) Cópia de três excertos e respectivas justificativas.
Introdução, página 18.
Desmitificando a Parapsicologia, este excerto salienta os objetivos do sistema Grisa: caminho repleto de harmonia, saúde e felicidade. Outrossim, a escola amplia conhecimentos sem conflitar com religiões e ciência, a fito de respeitar ideais e crenças dos indivíduos.
Capítulo I – A Grande Descoberta, página 44.
Aludindo ao “método da repetição”, este excerto fundamenta, epistemologicamente, a metodologia de ensino-aprendizagem de textos dissertativos-argumentativos, desenvolvida no doutoramento e aplicada na práxis pedagógica. Outrossim, a repetição auxilia estudantes a construir imagens/pensamentos positivos, para a conquista da vaga na universidade.
Capítulo II – Desvendando o mistério, página 58.
Referindo-se à intuição, este excerto fundamenta atendimentos fraternos do centro umbandista, havendo inspirações que propiciam orientações e trabalhos de cura. Outrossim, o desejo de ajudar aciona o subconsciente, buscando intuição para captar questões de provas e temas de redação.
2. c) Parecer sobre o que representou a leitura da obra.
A leitura de “O poder da fé & a paranormalidade”, de Pedro Grisa, configurou um novo despertar para a Parapsicologia, acionando diferentes perspectivas e entendimentos em relação aos fenômenos paranormais (FP) que já se manifestavam há algum tempo, a saber: intuição, telepatia, pré-cognição, claripercipiência e bilocação de consciência. Tendo isso em vista, ter contato com a teoria grisiana engendrou uma profusa compreensão a respeito dos FP, possibilitando, por conseguinte, um vasto engrandecimento no que concerne ao autoconhecimento e à gestão mental. Nesse sentido, a obra trouxe à baila a possibilidade de programar e reprogramar o subconsciente, enaltecendo o grande potencial da mente e das atitudes mentais positivas do ser humano. Outrossim, pode-se constatar, de fato, a aplicabilidade dos pressupostos teóricos e descritivos dessa célebre obra a práxis, sobretudo em prol da persecução e da consecução de resultados em nível máximo, inobstante a área que se proponha a galgar. Por derradeiro, não se pode olvidar a possibilidade de continuidade das pesquisas iniciadas por Pedro Grisa por meio de publicações e simpósios no decorrer do curso de formação de parapsicólogos.
...