Estudo de caso de crise
Por: Luciene Isabel • 12/3/2016 • Trabalho acadêmico • 601 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
[pic 1]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Graduação em Psicologia
Trabalho final: Texto Crise de nervos
Barbara Duarte
Júlia de Melo Rios Ferreira
Luciene Silva
Belo Horizonte
2015
1) Descreva o ambiente organizacional que o Sr.º Júlio estava inserido (no que diz respeito a: organização humana e tecnológica)
No diz respeito a organização humana o Sr. Júlio nos trouxe a visão de sua vida laboral e das inter-relações da mesma com seu cotidiano e sua perspectiva existencial, entretanto, o que ele nos transmite ao longo da entrevista, e uma experiência marcada por transformações permite-nos entender como suas próprias perspectivas em relação a seu próprio projeto de vida foram sofrendo modificações no decorrer do tempo. A maneira pela qual fluiu a entrevista permite perceber a complexidade das interações que foram se processando, entre diferentes aspectos do trabalho, da vida extra laboral e da pessoa Júlio. Na lógica da empresa o princípio de que a produção não pode parar se sobrepõe às necessidades e limites da condição humana do agente da manutenção, uma vez que conduzem a uma prática em que ocorrem longas jornadas, o regime de turnos alternados, as pausas insuficientes para o descanso, às pressões e as responsabilidades cotidianas, pausas, as refeições são sacrificadas, o modelo de gestão da força de trabalho adotado tem uma hierarquização rígida e a adoção de normas disciplinares fortemente coercitivas.
No que diz respeito à tecnologia vemos um ambiente sem tecnologia em relação às condições de trabalhos dos subalternos podemos ver segundo os relados do entrevistado: alto calor, o trabalho é pesado, a poluição sonora provocada pelo elevado nível de ruídos o qual produzia incômodo, mal-estar ou malefícios à saúde, provocando perturbação da saúde mental, trabalha em temperatura elevada o que exige uma demanda maior de esforço para a concentração da atenção. A organização apresenta exigências em que se fazem sentir pressões de tempo, jornada de trabalho intensa, diversificação de tarefas com dissociação da atenção e consequente diminuição das precauções.
2) O que é trabalho prescrito e trabalho real.
O conceito de trabalho prescrito ou tarefa refere-se ao que é esperado no âmbito de um processo de trabalho específico, com suas singularidades locais. O trabalho prescrito é vinculado, de um lado, as regras e objetivos fixados pela organização do trabalho e, de outro, as condições dadas. Pode-se dizer, de forma sucinta, que indica aquilo que se deve fazer em um determinado processo de trabalho. Já no trabalho real pode-se dizer que é aquilo que é posto em jogo pelo trabalhador para realizar o trabalho prescrito. Logo, trata-se de uma resposta as imposições determinadas externamente, que são, ao mesmo tempo, apreendidas e modificadas pela ação do próprio trabalhador. Desenvolve-se em função dos objetivos fixados pelo trabalhador a partir dos objetivos que lhe foram prescritos.
...