Estágio Supervisionado Específico
Por: Edlanebrito • 23/4/2023 • Trabalho acadêmico • 330 Palavras (2 Páginas) • 51 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
ALUNO: ENÉAS JOSÉ BEZERRA – MATRÍCULA: 01327512
PROFESSOR: FLÁVIO ROMERO PEDROSA DE ALMEIDA JÚNIOR
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO II (PSICOLOGIA) – IX PERÍODO
FREUD, Sigmund. Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. 10, p. 112-122, 1912.
O Presente artigo enfatiza acerca das regras técnicas, propostas por Freud, com o intuito de poupar esforços efêmeros aos médicos que exercem a psicanálise.
A primeira tarefa, que pode ser a mais difícil, consiste em utilizar a “atenção flutuante” para reter na memória toda e qualquer informação, relevante ou não, sobre o paciente em atendimento (ou que foi atendido).
Também é importante quem é o analista não anote dado algum dito pelo analisando, pois ao fazer anotações pode dar a entender que está escolhendo ou selecionando o que interessa ou não dentre o que foi exposto pelo paciente.
Dessa forma não se deve tomar notas, nem mesmo que seja para fins científicos, pois tal ação poderia atrapalhar a atenção flutuante. Se houver a necessidade de obter dados científicos tais informações devem ser anotadas pós sessão. Ainda alerta para que a “ambição terapêutica”, ambição por curar, não tome conta do psicanalista, gerando altas expectativas.
Ao apontar a tensão flutuante como complemento da associação livre faz analogia a comunicação via telefone; onde o analista e o analisando estabelecem relação de receptor e órgão receptor, respectivamente. Enfatizando que se faz necessário que o analista também se submeta à análise para não correr o risco de distorcer a percepção e interpretação do que está sendo analisado.
Retificando, a respeito da transferência, o analista não deve expor suas intimidades com o intuito de, assim, ganhar a confiança do analisando. Tal técnica, dificultaria o processo, podendo levar o paciente a tentar inverter a relação analista-paciente.
Do mesmo modo, deve também, evitar propor ao analisando a leitura de textos sobre psicanálise, pois a eficiência da análise deve vir devido a regra psicanalítica e não por causa da teoria sobre a psicanálise.
...