Experiência académica e expectativas de graduados e graduados universitários
Tese: Experiência académica e expectativas de graduados e graduados universitários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samellaalmeida • 27/3/2014 • Tese • 882 Palavras (4 Páginas) • 290 Visualizações
INTRODUÇÃO
Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes.
Segundo os autores portugueses, Almeida e Soares (2003) o ensino universitário se mostra “Massificado”, isto é, uma vez que se abre a camada sociais mais heterogêneas, as universidades tentam atender a todos da mesma forma, utilizando as mesmas instalações, os mesmos cursos e propostas curriculares.
Uma das preocupações crescentes que as universidades tem demonstrado é com relação a grande incidência de insucesso acadêmico dos seus alunos, que se manifesta de diversos modos, tais como: Baixas classificações, disciplinas em atraso, mudança de curso e abandono.
A dinâmica que o novo contexto de estudo e aprendizagem pode provocar, possibilita afirmar que o ingresso do ensino superior pode ser um fator de movimento das expectativas do estudante. Parece que as expectativas de entrada dos estudantes, representam um dos fatores determinantes no processo de integração ao Ensino Superior.
O desencontro entre as expectativas iniciais e o que a instituição realmente oferece, pode se constituir em uma fonte de sentimentos antagônicos. Eles buscam a universidade para a preparação profissional, no que se refere a titulação, qualificação e realização, e também, para o crescimento e realização pessoal, expectativas quanto a qualidade do processo de formação, no tange as atividades curriculares e extra curriculares e aos relacionamentos interpessoais.
A satisfação do universitário em suas experiências acadêmicas poderá ser dificultada mediante a falta de recursos pessoais, inapropriado repertório acadêmico básico, inexistência de um projeto profissional definido e ausência de apoio da instituição. O período de ingresso é marcado pela euforia e idealização de que o novo ambiente educacional, que foi tão desejado, satisfaça suas necessidades, promova mudanças pessoais e o transforme em um profissional capacitado.
A responsabilidade das instituições de ensino superior perante o percurso de formação de seus alunos, é proporcionar as condições adequadas para que experimentem satisfatório conforto acadêmico, importante indicador da qualidade institucional e essencial para a qualidade da aprendizagem.
O universitário tem um papel central no seu processo de formação, uma vez que é ele quem deve explorar ativamente as oportunidades oferecidas pelo ambiente.
Por outro lado, reconhecer a relevância e promover a qualidade da vivencia acadêmica é um desafio que encerra uma responsabilidade repartida, que engloba tanto uma filosofia curricular dos cursos e a organização das universidades, como a participação dos estudantes e das suas organizações estudantis.
As cinco dimensões do QVA são: pessoal, interpessoal, carreira, estudo, e institucional. A dimensão pessoal refere se ao bem estar físico e psicológico: aborda aspectos como o equilíbrio emocional, estabilidade afetiva, o otimismo, a tomada de decisões e a auto confiança. A dimensão interpessoal refere se a relações com os colegas e a competências de relacionamento em situações de maior intimidade, inclui o estabelecimento de amizades, a procura de ajuda. A dimensão carreira refere se a sentimentos relacionados com o curso frequentado e perspectivas de carreira, inclui a satisfação com o curso e percepção de competências para o curso. A dimensão estudo refere se a hábitos de estudo e a gestão de tempo, inclui as rotinas de estudo, o planejamento do tempo, a utilização de recursos de aprendizagem, a preparação para os testes. Dimensão Institucional, refere se a apreciação da instituição de ensino frequentada, inclui os sentimentos relacionados a instituição , o desejo de permanecer ou mudar de instituição, conhecimento e apreciação das infra- estruturas.
2. MÉTODO
2.1. Local – A aplicação e o relatório de vivência acadêmica, foi realizado no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) da Faculdade de Saúde e Ciências da Vida, do Curso de Psicologia
...