1.3.3 O Assistente Social O Assistente Social Deverá Ser Graduado Em Bacharel Em Serviço Social E Está Devidamente Registrado No CRESS. Os Critérios Para Admissão Do Assistente Social Na Instituição são A Aprovação Em Seletivos Simplificados, C
Trabalho Escolar: 1.3.3 O Assistente Social O Assistente Social Deverá Ser Graduado Em Bacharel Em Serviço Social E Está Devidamente Registrado No CRESS. Os Critérios Para Admissão Do Assistente Social Na Instituição são A Aprovação Em Seletivos Simplificados, C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: meustrabalhos • 12/4/2014 • 645 Palavras (3 Páginas) • 947 Visualizações
1.3.3 O Assistente Social
O Assistente Social deverá ser graduado em bacharel em Serviço Social e está devidamente registrado no CRESS. Os critérios para admissão do assistente social na instituição são a aprovação em seletivos simplificados, concursos públicos e, também por meio de contratos, podendo ocupar vários cargos como: Supervisor Técnico e gestor da política de assistência social e das unidades de referência.
1.3.4 O instrumental técnico-operativo
Os instrumentais técnicos utilizados pelo assistente social no desenvolvimento de suas atividades no CRAS são: entrevistas, reuniões, visitas domiciliares, técnica de encaminhamento, etc.
2 LEVANTAMENTO DE DEMANDAS
Neste tópico será apresentado detalhadamente o levantamento de demandas institucionais do CRAS.
2.1 DESCRIÇÃO DO PROCESSO
Identificou-se com a supervisora de estágio na reunião da equipe do CRAS, onde conjuntamente com o grupo podem-se identificar as demandas em que envolvem a comunidade territorial do CRAS.
Utilizaram-se a metodologia para delimitar as demandas as atribuições através da pesquisa documental e nas reuniões da equipe.
O CRAS é o ponto de referencia das políticas publicas a população menos favorecida. Em estudo e analise das famílias que compõem o CRAS, estão crianças em situação de rua: adolescente e jovem em situação de vulnerabilidade social, idosos com idade igual ou superior a 60 anos (sessenta), em situação de vulnerabilidade social, beneficiários do BPC, mães de usuários do PBF, decorrente da pobreza, ausência de renda, nulo acesso aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos.
2.2 DEMANDA A SER TRABALHADA
No decorrer do estágio propõe-se trabalhar as demandas apresentadas a seguir.
2.2.1 Primeira demanda: Crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
Problemas da demanda Causas Consequência Pontos fortes Pontos fracos
Crianças em situação de extrema pobreza.
Crianças em situação de trabalho infantil. Desemprego;
Desigualdade social. Crianças e adolescentes fora da escola. Vínculos familiares preservados. Crianças e adolescentes expostos às diversas formas de violência.
Ações de enfrentamentos estratégias Atores envolvidos Recursos disponíveis e necessários Responsáveis Prazos
Inserção das crianças e adolescentes no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Crianças e adolescentes e suas famílias e a equipe do CRAS. Humanos: equipe do CRAS.
Materiais: veículo, telefone, computador, etc Gestores e equipe. Conforme necessidade.
2.2.2 Segunda demanda: Famílias em situação de extrema pobreza.
Problemas da demanda Causas Consequência Pontos fortes Pontos fracos
Famílias e d Família em situação de vulnerabilidade social. Desemprego
Famílias com baixa renda e baixa escolarização. Família sem condições de uma vida digna. Vínculos familiares preservados Família sem profissionalização.
Ações de enfrentamentos estratégias Atores envolvidos Recursos disponíveis e necessários Responsáveis Prazos
Inclusão das famílias no Programa Bolsa Família e demais programas
...