FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DO COMPORTAMENTO
Trabalho Escolar: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DO COMPORTAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdiany • 11/11/2014 • 423 Palavras (2 Páginas) • 3.480 Visualizações
É a maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir a um determinado objeto que pode ser uma pessoa, um grupo de pessoas, uma questão social, um acontecimento, enfim, qualquer evento, coisa, pessoa, idéia, etc.
Processo pelo qual o indivíduo adquire os padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis nos seus grupos sociais.
Aprender a ser membro da família, comunidade, grupos profissionais, etc.
Sofre influência direta da cultura.
A família é o primeiro e maior agente socializante. (Mãe – função maternaProcesso pelo qual o indivíduo adquire os padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis nos seus grupos sociais.
Aprender a ser membro da família, comunidade, grupos profissionais, etc.
Sofre influência direta da cultura.
1. A família é o primeiro e maior agente socializante. (Mãe – função maternaComponente COGNITIVO (pensamento) = formados pelos pensamentos e crenças a respeito do objeto.
2. Componente AFETIVO (sentimento) = elementos de atração ou repulsão em relação ao objeto;
3. Componente COMPORTAMENTAL = representado pela tendência de reação da pessoa em relação ao objeto da atitude. (único observável)
4. Temos atitudes em relação a quase tudo, exceto em relação aquilo que não conhecemos ou aquilo que tem pouca ou nenhuma importância para nós.
A importância das atitudes de alguém pode-se prever seu comportamento. Além disso, se pretender mudar o comportamento das pessoas, deve-se procurar formar atitudes nelas, ou alterar as já existentesTemos atitudes em relação a quase tudo, exceto em relação aquilo que não conhecemos ou aquilo que tem pouca ou nenhuma importância para nós.
A importância das atitudes de alguém pode-se prever seu comportamento. Além disso, se pretender mudar o comportamento das pessoas, deve-se procurar formar atitudes nelas, ou alterar as já existentesAs relações são mais formais e impessoais, o grupo não é um fim em si mesmo, mas um meio para seus componentes atinjam fins externos ao grupo. No momento que o grupo deixar de ser um instrumento útil para que estes fins sejam atingidos, ele se dissolverá. A sala de aula
é um exemplo.
1. POSIÇÃO = é definida pelo conjunto de direitos e deveres do indivíduo no grupo. ex.: Família = posição de pai, cujos deveres são sustento, etc. e direito de ser respeitado, ...
2. STATUS = é semelhante ao de posição, mas se refere mais ao valor diferencial de cada posição dentro do grupo ou instituição.
3. PAPEL = comportamento esperado da pessoa que ocupa determinada posição com determinado status.
4. O conceito de PAPEL é importante para se compreender ás expectativas dos outros a nosso respeito (mesmo as negativas). Assim sendo, conhecendo-se o papel que será desempenhado por uma pessoa, pode-se até certo ponto, prever e compreender o seu comportamento.
...