Fisiologia
Por: diegocardmanuel • 10/9/2015 • Relatório de pesquisa • 394 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
CIRURGIAS BARIATRICAS
A obesidade é uma doença crônica, caracterizada pelo acumulo de gordura, atualmente a OMS, indica obesidade baseado no índice de massa corporal (IMC). Assim quando o IMC se encontra acima de 30 kg/m é considerado obesidade, tornando-se obesidade mórbida ou obesidade grau lll, quando esse índice chega ou ultrapassa a 40kg/m.
O tratamento para a obesidade mórbida se da de varias formas, através de medicamentos, exercícios físicos e diferentes dietas. Entretanto alguns pacientes não respondem a essas intervenções, sendo necessárias intervenções mais drásticas como as cirurgias bariátricas.
Pacientes que fazem a cirurgia bariátrica Np geral, apresentam obesidade mórbida, ou seja, IMC maior a 40 kg/m ou IMC maior a 35 kg/m, associado a outras doenças como diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, entre outras.
A cirurgia não é indicada a pacientes com graves pneumonias, insuficiência renal, lesões no miocárdio e cirrose hepática.
As cirurgias podem ser disabortivas e/ou restritivas. Existem três técnicas de tratamento cirúrgico, vamos explanar cada uma delas a seguir:
- GASTROPLASTIA VERTICAL
Desenvolvida por mason em 1982. Essa cirurgia e restritiva, que consiste no fechamento de uma porção do estomago, através de uma satura. Com essa cirurgia os pacientes apresentam uma redução de 30% do peso total nos primeiros anos.com o passar dos anos essa perda diminui para menos de 20%.
- LAP BAND
Relativamente recente a lap band é outra técnica restritiva. “consite na implantação videolaparoscopica de uma banda regulável na porção alta do estomago. Este artefato fica conectado a um dispositivo colocado sob a pele, o que permite o ajuste volumétrico do reservatório gástrico criado. Essa técnica ainda carece de uma melhor avaliação em seu estudo e seguimento.” (fandino, benchimol, Coutinho, appolinario; jan.2004).
- CIRURGIA DE CAPELLA
Esta técnica consiste na restrição é na disabsorção. Agastroplastia esta associada a derivação gastrojejunal.este procedimento restringe o estomago para adaptar um volume menor de 30ml. O volume da cavidade e reduzido através de um anel de contenção na saída do compartimento. Esse procedimento obtem em media cerca de 35% de redução de peso a longo prazo , alem de ser uma técnica segura e de baixa morbidade.
As cirurgias bariátricas, prometem perda de peso, melhoria nas doenças relacionadas ( diabetes , hipertensão , etc) e qualidade de vida , é a opção mais certa para pessoas, com obesidades mórbidas( grau lll). Mas como toda cirurgia, pode haver complicações cirúrgicas e em alguns casos mais graves os pacientes não sobrevivem ao processo cirúrgico.
...