Formação Do Caráter
Artigo: Formação Do Caráter. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jaque1963 • 6/11/2013 • 377 Palavras (2 Páginas) • 410 Visualizações
Formação do caráter
Cada filho que nasce é uma oportunidade de se refletir a respeito do significado da paternidade, pois há diferença entre o “ter filhos” e o “ser pai”. O “ter filhos” é quase um imperativo biológico, enquanto o “ser pai” é um ato voluntário que exige dedicação, disciplina e atenção. Para o “ser pai”, na integridade de seu sentido, impõe-se uma análise do que representa o papel dos pais na formação e desenvolvimento dos filhos. O tornar-se “mulher” é um processo internalizado pela observação do comportamento da mãe e de outras mulheres, por parte da menina, enquanto o tornar-se “homem” é assimilado a partir do comportamento do pai ou de outras referências masculinas adotadas pelo menino. Se estas fontes de referência não forem bem estruturadas, haverá uma grande tendência à perpetuação dos vícios e desvios comportamentais encontráveis na história familiar ou pessoal daqueles modelos. A influência da televisão e a formação do caráter individual A tecnologia avança em diversas áreas, de diversas formas. Hoje é possível ter acesso a televisão de diversas formas: celular, internet, aparelhos portáteis. Essa facilidade em alguns casos pode ser perigosa, pode interferir no nosso dia a dia, na nossa vida, na nossa forma de ser e de pensar e nosso caráter.
São inúmeros os programas disponíveis de todos as formas e para todos os gostos e com um longo alcance. Comédia, novela, filmes, esportes, educativos e outros. Não podemos esquecer que quantidade não é qualidade. Sua escolha deve ser pautada coerentemente, devem ser escolhidos aqueles que agregam conhecimento, aqueles filmes criativos sem apologia á violência, uma novela que possa mostrar os valores positivos, menos pornográfica. Constantemente, casos onde crianças, jovens e adultos, ridicularizam-se, com ações similares a de personagens, de novelas e reality show são publicados na mídia. A ironia e que os mesmos lugares que cria, mostra, e incentiva, divulga essas ações, tudo em busca de audiência. Nosso caráter é formado dia a dia. Programas de baixo nível só desestimula essa formação, contradiz com as boas normas. É necessário que os órgãos competentes fiscalizem paulatinamente o conteúdo desses programas, porque para que sejamos um país de primeiro mundo, primeiramente temos que sermos cultos, escolhendo programas que agregam conhecimento ao nosso cotidiano. Conscientizando e educando, assim seremos um país de primeiro mundo.
...