Freu-Além da alma
Por: Tayna Leao • 28/5/2015 • Resenha • 865 Palavras (4 Páginas) • 225 Visualizações
Filme: Freud- Além da alma
O filme se trata do inconsciente do homem. Começa com o atendimento do Dr. Meynert a uma mulher que tem histeria, apesar do próprio não gostar de atender pacientes com esse problema. E explica o que é a histeria segundo a sua concepção. Apesar dos sintomas da paciente, ele diz que ela está fingindo. Só que Freud não acredita ser fingimento, e prova o contrário, mas não muda a opinião do Dr. Meynert. Freud se aconselha com a mãe, sendo que e o seu pai desejaram muito que ele fosse Doutro. Além da sua esposa está a espera para que eles se casassem.
Charcot provou que a mente pode pensar durante o sono. Sono artificial induzido pela hipnose. E usa a técnica da hipnose, uma heresia na ciência. A mãe de Freud diz que já sabe que ele vai até Charcot. E é o que ele faz, deixando sua esposa e sua família a sua espera. No embarque seu pai dar a ele um relógio, que era do seu avô Alev Ashalom.
Segundo o professor Charcot a palavra histeria vem do grego hysteron que quer dizer útero, e os médicos acham que a doença só existe em mulher, e quando chegam a admitir que a doença existe. Diz ainda que a histeria é um mal puramente mental, e que a mente pode se dividir e ter dois pensamentos simultaneamente. Ele prova que existe, levando uma paciente com paralisia para provar o que diz. O paciente não se recorda de como aconteceu, no caso da Janne, foi causado por um acidente de trem pelo qual só se teve o trauma psicológico. O professor leva também um segundo paciente o Servais com paralisia agitons. Causado também por um acidente. Esses sintomas não são de origem orgânica, provando através da hipnose. O professor também prova que do mesmo modo que pode anular os sintomas com a hipnose pode provocar. Lembrando que só é possível ser feito no momento da hipnose. Diz que a hipnose não cura, serve apenas para o entendimento.
Freud finalmente se casa com a Martha. No debate que ele participa com professor e estudiosos, ele fala sobre a hipnose e o inconsciente. É aplaudido, porém alguns não concordam com o que diz. Ao final o Dr. Breuer conversa com Freud e fala a respeito de uma paciente, a Cecily, que teve um colapso após a morte do seu pai, tinha insôni, e ao fazer a hipnose achou a causa. Disse que ela tinha medo de um sono periódico. A paciente está muito doente, paralitica, com insônia, etc. Eles juntos fazem hipnose nela e consegue fazer com que tome água novamente no copo, o que ela não estava fazendo.
Freud faz hipnose com um paciente e é interrompido pelo fato do professor Meynert não gostar. Ele então conversa com o professor e diz que está o obrigando a se demitir do hospital. O professor não concorda com a hipnose e demitiu Freud.
Ele então começa a fazer atendimentos a pessoas doentes e usando a hipnose. Ao atender um paciente fazendo analises com hipnose ele descobre que um jovem era apaixonado pela mãe. O Dr. Breuer faz uma visita a Freud e o diz que o professor Meynert teve um ataque. Meynert chama Freud em sua casa e pede para que ele não desista da hipnose.
Freud propõem a Breuer a visitar Cecily. Chegando lá o professor começa uma análise com a hipnose na moça. Freud pede para continuar e faz descobertas importantes, e ela volta a enxergar. Breuer faz uma viagem e deixa Freud responsável por seus pacientes, e diz que Cecily está curada. Só que após algum tempo ela tem sintomas de uma parto como se estivesse grávida. Então o Dr.Breuer vai até ela para fazer análise com hipnose e tentar reverter o quadro em que ela se encontra. Logo após o pai de Freud fica muito doente e morre. Freud tem um sonho que não consegue entrar no cemitério e faz a tradução do sonho segundo sua concepção. Breuer pede a Freud que trate de Cecily.
...