Freud Além da Alma
Por: LYDIA TAVARES • 6/10/2016 • Resenha • 913 Palavras (4 Páginas) • 374 Visualizações
No filme Freud – Além da Alma é relatado algumas de muitos e grandes conceitos usados por Freud. Além disso, é visto também curiosidades de sua vida pessoal, passando por sua infância, juventude até boa parte de sua carreira como médica, contando inclusive curiosidades que ele descobria sobre ele mesmo ao longo de seus estudos e teses. Sua entrada no meio acadêmico foi um tanto dificultoso, pois sua família não tinha boas condições financeiras.
Alguns de seus dilemas mencionados nos filme era a vontade de casar com Marta, a dificuldade que enfrentaram por ciúmes da mesma diante uma técnica utilizada em uma paciente entre outra ideias/técnicas inovadoras para época.
Conceitos e pontos encontrados usados por Freud no filme:
Histeria- Para os gregos era vista como uma doença feminina atribuída ao útero. Já para o época (1885) mostrada no filme era vista como um problema de ordem fisiológica ou até mesmo invenção para fugir de responsabilidades, mas Freud sempre curioso pode- se assim dizer, começa a duvidar de tais diagnósticos médicos e passa a observar com mais detalhes. Ele acreditava que esse era um problema de ordem psíquica, isto fica claro logo no inicio do filme quando ele contraria o chefe do hospital onde trabalhava o Sr. Meynert. Com a ajuda de Breuer, Freud descobre que essa neurose é causada por lembranças reprimidas de grande intensidade emocional que geralmente causavam sintomas físicos.
Hipnose- É encontrada uma nova forma para se trabalhar e tratar a histeria, Freud procura Charcot que já estudava e trabalhava com a hipnose como forma terapêutica para distúrbio, era uma maneira de ajudar aos pacientes a ter lembranças de eventos que os inquietavam causando transtornos aos mesmos. Freud retorna a sua cidade e faz uso da técnica.
Inconsciente- O filme mostra que em uma de suas palestras na Sociedade Médica, deixou claro todo conhecimento adquirido até então e traz em questão o inconsciente. “Em seu artigo metapsicológico sobre o Inconsciente - Das Unbewusste – Freud (1915) justifica o conceito de inconsciente lembrando que os dados da consciência apresentam um número muito grande de lacunas; ocorrem atos psíquicos que só podem ser explicados pela pressuposição de outros atos, para os quais a consciência não oferece qualquer prova.”
Trauma – Na mesma cena em que Freud está palestrando ele tenta deixar claro que o trauma podem vir situações ainda na infância e que ficaram ali, guardadas no inconsciente causando alguns transtornos a vida adulta podendo ser tratada com a técnica da hipnose como anteriormente havia aprendido com Charcot. S Porém algum tempo depois juntamente com Dr. Breuer chegam a definem que o trauma saía do consciente na hipnose, mas deixava lembranças no inconsciente e que as emoções eram carregadas fisicamente, ou seja, um erro na teoria de Charcot.
Complexo de Édipo- Freud inicia o tratamento de Carl, a hipnose é utilizada, uma das ferramentas para estudar e descobrir o Complexo de Édipo, ao qual o próprio Freud sofre o mesmo complexo. Imaginava-se que era na adolescência que a sexualidade era aflorada, mas Freud após várias análises percebe que é desenvolvida ainda na infância e quando não não bem resolvida gera algumas neuroses na fase adulta, este complexo é um desejo nutrido por a mãe e raiva do pai.
Complexo
...