Freud Alem da Alma
Por: SANTOS27 • 13/5/2016 • Resenha • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 288 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
PROFESSORA: MARIA AURELINA MACHADO DE OLIVEIRA
FRANCISCO DE ASSIS VIANA DOS SANTOS
FREUD ALÉM DA ALMA
FLORIANO-PI
2016
FREUD ALÉM DA ALMA
O filme inicia se inicia no local onde Freud realizava sua residência medica, como primeira cena que retrata uma visão da psicologia é a de uma paciente, a qual é identificada com os sintomas de histeria, a qual avia sido examinada por Freud. Freud é duramente criticado por seu professor o qual diz que a senhora que esta no leito apresenta apenas uma insinuação, e que todos os sintomas que Freud descreveu não passavam de uma historia sem fundamentos.
Com o fim da sua residência, Freud ganha uma bolsa de estudos em Paris onde tem aulas com o medico Jean Charcot, que ensina a pratica da hipnose para tratar as pessoas que se apresentam com histeria. O medico Charcot, demostra que a histeria é causada por uma grande emoção (susto), que o paciente tenha passado, e que a pesar do fato perturbador ter ocorrido há muito tempo ele permanece guardado na memoria de quem o sofreu, como se fosse uma lembrança recente, e quando os pacientes estão sobre o efeito da hipnose eles se esquecem de sua moléstia, porem quando o efeito da hipnose termina eles permanecem com o quadro de histeria.
Com essa descoberta Freud começa a questionar sobre a existência de outra dimensão humana, dimensão essa desconhecida que ele da o nome de inconsciente, qual guarda os fatos ocorridos, ou os que foram reprimidos.
Após o fim dessa bolsa de estudo, Freud volta a Viena onde apresenta seu artigo, no qual ele fala da descoberta da possível causa da histeria, e como tal síndrome poderia ser tratada. Porém a sociedade medica da época, despreza sua teoria, e a critica falando que hipnose não é uma pratica medica, e que seu estudo não passa de uma fraude. Porém o medico e cientista, renomado da época, Josef Breuer (BOCK, 2009), entenreça-se pela sua teoria, e diz ser um pesquisador dessa área, que até então era desprezada pelos médicos da época, que mais tarde recebe o nome de psicologia.
Freud embora as críticas sofridas, continua suas investigações na unidade hospitalar a qual se formou, porém sofre bastante perseguição por parte do diretor da unidade de saúde, o qual foi também seu professor no período de residência. Tal perseguição faz com que Freud perca o emprego, pois ele realizava praticas de hipnose, e a mesma era proibida na unidade hospitalar.
Em tal situação Freud é convidado por Breuer, para participa de um projeto no qual ele estava trabalhando, projeto esse que procurava encontrar uma maneira de trata ou descobrir qual a causa da histeria, na época chamada de doença de mulher. Inicialmente eles fazem uso de práticas das hipnóticas, e com tal pratica descobrem que após o paciente que sofre de histeria, compartilhar o fato ou situação perturbadora o mesmo livra-se, não em um passe de magica, dos sintomas a qual sofria.
Com essa observação, utilizando praticas hipnóticas, Freud e Breuer descobrem que a resistência e a repressão dos sentimentos e/ou desejos, são as causadoras da histeria. E para trata tal síndrome era preciso apenas que o paciente compartilha-se tal sentimento ou deseja reprimindo no inocente.
Tal teoria é explicada por Breuer da seguinte forma, “as emoções, sentimentos e desejos, são como a fumaça em um corredor com a porta fechada, com o passar do tempo, a fumaça sem lugar para sai, preenche todo o cômodo...” compreende-se com tal justificativa que, com o passar do tempo os sentimentos que em algum monto foram reprimido chega um ponto que precisa ser liberado, pois toma conta do nosso inconsciente. Breuer explica que
...