Gestao De Recursos Humanos
Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Akson • 7/3/2015 • 2.209 Palavras (9 Páginas) • 258 Visualizações
Capitulo I
Introdução
No presente trabalho o grupo vai falar da gestão dos recursos humanos. No intuito de que toda instituição o organização para alem daquilo que são o recurso matérias e monetários, para o seu funcionamento ela precisa de ter aquilo que são os recurso humanos “ trabalhadores”. É nesse sentido que o grupo no presente trabalho vai apresentar as formas e téticas de como gerir esses tais recurso humanos e como lidar com eles.
O presente trabalho este composto por três capítulos, estão organizados da seguinte forma:
I: introdução
II: desenvolvimento
II: conclusão, referências bibliográficas
Metodologia
Para a elaboração deste trabalho recorremos a vários manuais e livros e em alguns casos tivemos que recorrer a internet
Capitulo II
Gestão de recursos Humanos
Conhecida pela sigla RH é uma associação de habilidades e métodos, politicas técnicas e praticas definidas com objectivos de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.
Tem por finalidade seleccionar, gerir e a nortear os colaboradores na direcção dos objectivos e metas da empresa.
A área de recursos humanos também lida com estratégias de recursos humanos, redacções sindicais, relações de trabalho e técnicas afectas função tais como o recrutamento, selecção, treinamento, planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, incentivos e remuneração. Os temas mais directamente derivados da psicologia e sociologia dizem respeito a expectativas e atitudes em relação do trabalho, motivação, participação, liderança, comunicação, conflito, poder, influencias, qualificação, produtividade. Temas mais actuais consideram o estudo do poder e cultura organização do trabalho, qualidade de vida no trabalho, praticas de envolvimento dos níveis gerências, ligação entre a estratégia empresarial e de recursos humanos.
Considera-se que ate então o modelo de gestão de recursos humanos mais praticado é aquele que tem ampla influência de administração científica de Taylor e da Escola da relações humanas, que buscou basicamente adaptar as pessoas ao sistema de trabalho taylorista. É mais caracterizado por um modelo de “controle” baseado numa relação de trabalho de baixa confiança.
Este tem sido o modelo dominante, a despeito dos desenvolvimentos teóricos da escola humanista, sociotecnica, e de desenvolvimento organizacional que enfatizam o enriquecimento de cargos e o desenvolvimento do potencial humano.
É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
O objectivo básico que persegue a função é alinhar as políticas de Rh com a estratégia da organização.
A gestão de recursos humanos inclui um conjunto de funções e actividades que podem ser sintetizadas no seguinte:
Planeamento de recursos humanos;
Recrutamento e selecção
Integração dos recursos humanos;
Analise e descrição de funções;
Avaliação de desempenho
Remunerações e incentivos;
Higiene e segurança no trabalho;
Formação profissional e desenvolvimento pessoal;
Analise controle e auditoria de recursos humanos;
Sistema de gestão de pessoas
A gestão de pessoas se divide em:
Provisão de recursos humanos
Aplicação de recursos humanos
Recompensar pessoas
Manutenção de recursos humanos
Monitorização de recursos humanos
Processo de provisão
Consiste em abastecer a empresa com mão-de-obra qualificada. Refere-se ao recrutamento e selecção de pessoal.
Planeamento de recursos humanos
É o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objectivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo.
Trata-se de antecipar qual a forca de trabalho e talentos humanos necessários para a realização a acção organizacional futura, o planeamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planeamento estratégico da organização. Incentivando o alcanço dos objectivos individuais de cada pessoa.
Gestão de pessoas
Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal prática ainda é confundida com actividade restrita ao sector de recursos humanos. Neste âmbito, as habilidades assumem importância capital para qualquer gestor. O principal modelo de gestão de pessoas actualmente é a gestão por competências.
Gestão por competências
A gestão por competências tem por objectivo de fornecer a área de recursos humanos e gestores das empresas ferramentas para realizar gestão e desenvolvimento de pessoas com clareza, foco e critério.
Essas ferramentas são alinhadas as atribuições dos cargos e funções de cada organização.
Subsistema de gestão por competências
Mapeamento e mensuração por competências
Através do mapeamento e mensuração por competências são identificados os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a execução das actividades de um cargo ou função e mensurados os graus ideias para cada grupo de competências que uma pessoa que assuma o cargo ou função deve ter para atingir os objectivos da empresa.
Selecção por competências
Por mio da selecção por
...