Grupo dependencia
Por: kolinzovisk • 9/3/2016 • Resenha • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 337 Visualizações
Grupo de Dependência
Suposto básico de luta e fuga: O inconsciente do grupo está dominado por ansiedades paranóides e, por essa razão, o grupo pode tomar dois posicionamentos: adotar uma postura defensiva e lutar com uma franca rejeição contra qualquer situação nova de dificuldade psicológica ou fugir, criando um inimigo externo, ao qual atribuem todos os males, e por isso, ficam unidos contra esse inimigo comum. O líder requerido por esse tipo de suposto básico grupal deverá ter características paranóides e tirânicas.
O suposto básico de acasalamento consiste no fato de que o grupo espera um redentor de todos. As esperanças messiânicas do grupo são depositadas em uma pessoa, uma idéia ou um acontecimento virá salvá-los e fazer desaparecer as dificuldades.
Suposto básico de dependência: O grupo necessita e elege um grupo de características carismáticas para receber proteção, segurança e alimentação material ou espiritual. Os vínculos com o líder tendem a adquirir uma natureza parasitária ou simbiótica, mais voltado para um mundo ilusório.
Médico e Paciente:
O médico tem a vantagem de sua posição para não estabelecer regras de procedimento e não adiantar qualquer agenda. O grupo fica com receio que chamamos de manifestações de grupo. O grupo entende que sua estrutura se baseia em suposições básicas.
O grupo concentra primeiramente em estabelecer a ideia de medico e paciente e apoiam a visão que são pacientes falando a um medico, dessa maneira cria ele uma sensação de que a situação é familire imutável.
É comum ver o grupo insistir que o medico é a única pessoa a ser considerada e ao mesmo tempo mostrar pelo seu comportamento que não caredita que ele como medico conheça o seu trabalho. Se o medico sente impelido a ajudar a restaurar a estrutura refinada isso mostra que não é apenas o paciente que sente a necessidade de uma situação familiar. A manutenção de uma estrutura refinada achar-se associada ao sentimento de que a estrutura existe apenas precariamente e que pode ser facilmente derrubada. O problema do líder parece ser maneira de mobilizar emoções associadas com as suposições básicas sem colocar em perigo a estrutura refinada que parece assegurar ao individuo sua liberdade de ser um individuo ao mesmo tempo em que permanece como membro do grupo.
Grupo dependência características:
O grupo de dependência com sua características exaltação de uma pessoa cria dificuldades par o ambicioso ou na verdade para qualquer um que queira obter uma oportunidade de ser ouvido porque isso significa que aos olhos do grupo e de si próprios tais pessoas encontram-se numa posição de rivalidade com o líder; o beneficio não é mais sentido como oriundo do grupo mas somente do seu líder com o resultado de que os indivíduos só acham que estão sendo tratados quando falam com o líder do grupo. Isto conduz a uma vez que se acham associada com a sensação de pedir demais e receber muito pouco – de que estão sendo enganados ou deixados definhar.
O aspecto essencial dos desconfortos nesta espécie de grupo é que eles se originam precisamente da natureza do próprio grupo e este ponto deve ser sempre demonstrado.
Quando uma estrutura dependente é manifestado é muito comum a um individuo chegar com uma experiência mental desagradável sobre a qual deseja falar. A atitude do grupo torna difícil qualquer consideração do seu problema e a frustração dos objetivos do paciente que isto envolve pode parecer um serio defeito nesta técnica de grupo mas ainda uma vez deve ficar estabelecido o fato de que não estamos interessados em fornecer tratamento individual em público mas sim em chamar a atenção para as experiências reais do grupo e neste caso a maneira pela qual o grupo e o individuo tratam com o individuo.
No grupo dependente a fuga fica confinada o grupo a luta ao psiquiatra. O impulso do grupo é afastar se do objeto hostil do psiquiatra aproximar-se dele.
As características desse grupo são imaturidades nas relações individuais e ineficiência. Exceto no líder a temerosidade torna-se a virtude suprema do individuo neste tipo de grupo. A participação neste campo emocional significa uma elevação da capacidade de fuga instantânea assim que qualquer membro do grupo experimente medo.
O grupo frequentemente estrutura-se como um grupo de dependência a fim de evitar experiências emocionais peculiares aos grupos de acasalamento e de luta-fuga. Sob alguns aspectos o grupo de dependência presta-se muito bem para isso porque como sugeri ele pode restringir-se a experiência da fuga deixando o analista experimentar se quiser o que significa dirigir –se aos problemas de que o grupo esta fugindo. Esta relação simbiótica entre o grupo e eu mesmo – o psiquiatra- serve para proteger os membros do grupo da experiência de certos aspectos da vida de grupo para os quais não se sentem preparados.
...