HISTÓRICO E CONCEITOS BÁSICOS DE PSICOSSOMÁTICA
Por: LARISSAMARINS • 14/4/2021 • Resenha • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 179 Visualizações
HISTÓRICO E CONCEITOS BÁSICOS DE PSICOSSOMÁTICA.
• Na Antiguidade o adoecer era considerado uma manifestação de forças sobrenaturais, sendo a cura buscada em rituais religiosos. As práticas terapêuticas e as concepções de vida, de saúde e de morte eram intimamente ligadas a essas crenças. A mediiciina era prattiicada de modo mágiico nos ttempllos,,
de onde os doenttes menttaiis eram expullsos a pedradas.. • Na civilização assírio-babilônica (III milênio a.C.) curas rituais e mágicas coexistiam com tentativas de estabelecer procedimentos por analogia, com referência à mitologia, à metafísica e à astronomia. No Egito Antigo, junto às crenças religiosas emergiram princípios de um raciocínio analógico na compreensão dos sintomas e na escolha terapêutica. • Datado de cerca de 1500 a.C., o papiro Ebers já esboçava uma descrição do corpo humano, de suas doenças e de quadros clínicos detalhados, acompanhados de procedimentos terapêuticos e de prognósticos. No século V a. C, Heródoto assinalava a divisão em especialidades na medicina egípcia. O Antigo Testamento preconizava medidas de profilaxia e de higiene pessoal e coletiva por intermédio de regras alimentares e de organização social. • No século VI a.C., os filósofos pré-socráticos, buscavam um princípio que explicasse a unidade da natureza, tentando situar o corpo e suas doenças na trama das forças do Universo. Tales de Mileto questionou a origem divina dos fenômenos da natureza. Aleméon, de Cretone, sustentava que a saúde era expressão do equilíbrio do Homem com o Universo. Empédocles, de Agrigento, sustentava que o corpo era formado por quatro elementos, fontes dos “humores”. Estes estariam subordinados à luta permanente entre o amor (fonte de integração) e o ódio (fonte de desintegração). • Segundo Volich (2000), a partir de Sócrates, gradualmente surgiu à ideia de que o homem seria constituído não apenas por um substrato material, mas também de uma essência imaterial, vinculada aos sentimentos e à atividade do pensamento, a alma. No âmbito da medicina, essa discussão determinou diferentes vertentes na compreensão da doença, da natureza humana e da função terapêutica.
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• Hipócrates, nascido na Ilha de Cós, por volta de 460 a.C. construiu uma medicina naturalista, baseada em uma metodologia e deontologia específicas. Para ele o corpo humano era um todo cujas partes se interpenetram. Hipócrates introduziu a ideia de unidade funcional do corpo, onde a alma exerce uma função reguladora. O homem era uma unidade organizada, que poderia desorganizar-se, o que propiciaria a emergência de uma doença. Idade médiia
• Época de decllííniio gerall da cullttura,, das arttes,, e dos rudiimenttos da ciiênciia,,
attiingiindo profundamentte as concepções e as práttiicas médiicas,, priinciipallmentte
as referenttes aos fenômenos menttaiis..
• Com o domííniio ampllo e ttottall da Igrejja sobre ttodas as esttrutturas sociiaiis,, as
funções menttaiis passaram para o domííniio excllusiivo dos sacerdottes e os
médiicos fiicaram lliimiittados apenas aos malles do corpo..
• Foii o perííodo da demonollogiia,, em que quaiisquer pertturbações menttaiis eram
attriibuíídas a possessões demonííacas,, e consequenttes riittuaiis de exorciismo ou
casttiigo como forma de curá-llas..
• Uma grande exceção a estte modo de pensar foii John Weyer que diisse que um
grande número de ttortturados e queiimados por bruxariia eram iinfelliizes doenttes
menttaiis..
Renasciimento
• Trouxe um sopro de lliiberdade e uma oriienttação humaníísttiica que apagou a
fogueiira da iinquiisiição e abriiu camiinho para os grandes avanços ciienttíífiicos..
• Foii um perííodo de descobertta de novas tterras e ttransiição para o capiittalliismo..
• Galliilleu criiou o modello natturalliistta das ciiênciias que posttulla que ttodos os
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