TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Psicologia- HP Eds

Por:   •  30/3/2016  •  Ensaio  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  3.799 Visualizações

Página 1 de 9
  1. A diversidade da Psicologia fica evidente quando se observa que, como área de conhecimento, ela contém a especificação de diferentes objetos de estudo, bem como diferentes métodos de estudo desses objetos.

            Reflita sobre as afirmações a seguir:

            I. A Psicologia deve se dedicar à produção de conhecimento sobre os fenômenos cognitivos humanos (raciocínio, inteligência, pensamento, etc.)

            II. A forma apropriada de se obter conhecimento sobre os fenômenos psicológicos envolve a utilização da observação e da experimentação.

            III. A tarefa da Psicologia é conhecer os comportamentos e ações humanas e seus fatores determinantes.

            IV. O conhecimento produzido pela Psicologia deve estar submetido ao critério da razão e da crítica daqueles que a estudam.

            V. A Psicologia estará cumprindo seu papel na medida em que acumular conhecimento sobre as emoções e a afetividade humana.

            Escolha a alternativa incorreta relacionada às afirmações acima:

  1. A afirmação I faz referência ao objeto de estudo da Psicologia.
  2. A afirmação II faz referência ao método de estudo que a Psicologia deveria utilizar.
  3. A afirmação III faz referência ao objeto de estudo da Psicologia.
  4. A afirmação IV faz referência ao método de estudo que a Psicologia deveria utilizar.
  5. A afirmação V faz referência ao método de estudo que a Psicologia deveria utilizar.

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:

E; A psicologia esta voltada a fenômenos bastante variados, diferentes de outra ciência, não tendo um único objeto de estudo e não tem uma forma única de aborda-lo.

  1. O texto sobre a Diversidade da Psicologia refere-se ao dogmatismo e ao ecletismo, como sendo atitudes adotadas por alguns psicólogos, quando se deparam com as diferentes concepções e teorias que caracterizam a Psicologia contemporânea. Escolha abaixo a afirmação correta, segundo os textos lidos:
  1. O ecletismo é uma atitude apropriada do psicólogo, uma vez que, adotando uma única abordagem entre as várias existentes, ele se especializa e aprofunda nela, podendo, desta forma, ser um psicólogo mais competente.
  2. O dogmatismo e o ecletismo caracterizam-se como sendo atitudes que permitem que a Psicologia e o psicólogo se desenvolvam de forma mais apropriada.
  3. O critério mais importante para se identificar um psicólogo dogmático é observar quantas abordagens ele segue.
  4. Os autores não consideram o ecletismo uma atitude aceitável, uma vez que o psicólogo considerado eclético trata várias abordagens diferentes como se fossem iguais, ficando impedido, assim, de desenvolver-se, já que não enfrenta as diferenças inerentes a elas.
  5. o psicólogo dogmático é aquele que segue apenas uma abordagem da Psicologia, enquanto que o eclético é mais aberto porque segue praticamente todas ou muitas abordagens ao mesmo tempo.

Justifique sua resposta:

D, Isso é inaceitáveis para os psicólogos, pois impedem o crescimento e desenvolvimento da psicologia e dos psicólogos.

  1. Reflita sobre a seguinte afirmação: “A descrição das atividades dos psicólogos nunca será completa, se não incluir os contextos em que os profissionais atuam”.

            Assinale a alternativa correta, segundo o texto de Bettoi (2013):

  1. A afirmação discorda do texto porque em Psicologia não se encontram respostas completas para os fenômenos estudados.
  2. A afirmação concorda com o texto, pois uma atividade é sempre “situada”, isto é, procura atingir determinados objetivos e pessoas, originadas de realidades específicas concretas.
  3. A afirmação discorda do texto na medida em que não se podem estabelecer relações entre as atividades do psicólogo e os contextos de atuação.
  4. A afirmação discorda do texto porque o local onde a atividade se concretiza, as demandas da instituição, as condições do país, etc., não afetam, mas apenas determinam as atividades.
  5. A afirmação concorda com o texto porque atividades e contexto é o mesmo fenômeno.

Justifique sua resposta

B, A psicologia não tem objeto único ela é marcada pela diversidade.

  1.  Em se tratando das possibilidades de atividades a serem exercidas pelos psicólogos, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. A atividade de observação pode ser utilizada nas áreas de Pesquisa, Organizacional, Educacional, Clínica, Institucional e Hospitalar.
  2. O psicodiagnóstico aparece sendo utilizado nos contextos da clínica, institucional, hospitalar e educacional.
  3. Os testes são característicos da atividade de psicodiagnóstico.
  4. Por definição, a atividade de aconselhamento e orientação é longa e curativa, enquanto a psicoterapia é um tratamento mais curto e focado em um problema específico.
  5. Uma diferença entre psicoterapia e aconselhamento e orientação relaciona-se ao fato de a primeira lidar com o significado daquilo que é pensado, vivido ou sentido por uma pessoa, enquanto a segunda objetiva a informação e o encaminhamento.

R: D - A orientação e aconselhamento não e um procedimento longo e curativa, depende de cada individuo, a uma variação entre indivíduos, ou seja essa alternativa é incorreta.

  1. Marque a afirmação INCORRETA, de acordo com Bettoi (2013):

  1. A psicoterapia não é feita apenas no consultório. Podemos encontrar esta atividade em outros contextos como, por exemplo, em alguns hospitais e em outras instituições de saúde.
  2. A psicoterapia é uma atividade em que o psicólogo aplica procedimentos psicológicos, cujas características e objetivos podem variar de acordo com a abordagem do profissional.
  3. A psicoterapia é a oportunidade que o sujeito tem para falar de si. No estilo de vida da modernidade não sobra tempo para pensarmos em nós mesmos. A psicoterapia, portanto, é a oportunidade de encontrar alguém em quem confiar para falar e conhecer a si próprio.
  4. A psicoterapia breve é uma das formas de se fazer psicoterapia. A diferença entre ela e a tradicional é a demanda: o “problema” a ser tratado exige tempo menor e o psicoterapeuta foca sua atenção no “problema” que levou a pessoa até o atendimento.
  5. Qualquer pessoa pode fazer psicoterapia: desde as crianças até os idosos. Apenas não se recomenda esta atividade para as pessoas que têm em casa algum familiar com problemas relacionados a vícios em geral. Esta família só terá bons resultados se procurar ajuda do médico psiquiatra.

R: E- A psicoterapia é a raiz do problema, o que foi gerado para o individuo estar manifestando atitudes a ponto de procurar a psicoterapia para a solução, sendo assim qualquer individuo com qualquer problema pode procurar ajuda psicoterapêutica, ou seja, isso é um procedimento incorreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com