História Do Pensamento Psicológico
Ensaios: História Do Pensamento Psicológico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cinepack5 • 30/3/2014 • 470 Palavras (2 Páginas) • 614 Visualizações
Trabalho para substituição da Aula de Sábado (29 de Março)
1 – Qual foi o papel de David Kinnebrook no desenvolvimento da Nova Psicologia?
Foi através – da astronomia – de seu “erro”, seu atraso, em comparação ao seu chefe Nevil Maskelyne na percepção quando observava estrelas e astros que se conseguiu comprovar que os sujeitos não iguais no que diz respeito a distinções pessoais sobre as quais as próprias pessoas não têm controle. Cada qual tem certo tempo de reação. Tal fenômeno passou a ser chamado de “equação pessoal” Em suma: não somos “máquinas” iguais em se tratando do funcionamento. Assim, os cientistas foram forçados a concentrar-se no papel do observador humano como responsável pelos resultados das experiências.
2 – Como o desenvolvimento da fisiologia inicial serviu de base para a imagem Mecanicista da natureza humana?
Se o ser humano era uma “máquina”, então nada mais sensato que estudar o funcionamento mecânico dessa máquina através de seu “motor”, o cérebro. Isso se pode ver exemplificado no método da extirpação, onde determinada área do cérebro de uma cobaia é destruída e se observa a reação dessa cobaia após ter essa área afetada. Já Broca fazia o inverso, analisava que áreas foram afetadas em dado sujeito depois de morto.
3 – Discuta os métodos desenvolvidos para o Mapeamento das Funções cerebrais.
Métodos de extrema importância e que pode ser aplicado na atualidade para a análise do comportamento – reflexo – humano. Ficou comprovado que há ligação entre as áreas do cére-bro e as funções do organismo. Um “trauma” em certa área do cérebro pode vir a comprome-ter a fala, visão ou audição, por exemplo.
4 – Qual a importância da pesquisa de Helmholtz a respeito da velocidade do impulso cere-bral?
O que o indivíduo vê, cheira ou ouve não condiz exatamente à realidade, ou, no mínimo não é instantâneo, pois leva-se 0,28 segundo entre a visão de um objeto e a percepção desse objeto pelo sujeito, o trajeto a ser percorrido pela imagem exterior-cérebro-visão.
5- Descreva a pesquisa de Weber referente ao Limiar de Dois Pontos e as Diferenças Mínimas Perceptíveis. Qual a importância dessas ideias para a psicologia?
Foi fundamental para saber a partir de que o momento o sujeito encontra o equilíbrio ou o perde. No Limiar de Dois Pontos, como no exemplo do compasso fechado, onde apenas após abrir o suficiente suas duas extremidades consegue se perceber os dois pontos, estando fechado ou um pouco aberto se sente apenas um ponto. Já na Diferença Mínima Perceptível só consigo perceber a diferença entre dois pesos quando coloco mais dois quilos em um deles, sendo 80, quando coloco mais 4 quilos, por exemplo. Enfim, fica comprovado que é difícil realmente o trabalho do psicólogo, pois o ser humano é único e apenas com muita observação para se dar conta de suas diferenças no comportamento cotidiano.
...