IMPACTOS DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA MEIRELES E FREITAS SERVIÇOS DE COBRANÇA
Por: Marcela Oliveira • 17/5/2018 • Monografia • 9.287 Palavras (38 Páginas) • 488 Visualizações
BRUNA LUIZA DA COSTA FREITAS
FERNANDA MICHELLE COELHO FERES
FRANCISCA MARCELA LEITÃO DE OLIVEIRA
MARIVONE DA SILVA ANDRADE
IMPACTOS DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA MEIRELES E FREITAS SERVIÇOS DE COBRANÇA
Fundação Getúlio Vargas
Fortaleza – Ceará
Junho – 2015
BRUNA LUIZA DA COSTA FREITAS
FERNANDA MICHELLE COELHO FERES
FRANCISCA MARCELA LEITÃO DE OLIVEIRA
MARIVONE DA SILVA ANDRADE
IMPACTOS DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA MEIRELES E FREITAS SERVIÇOS DE COBRANÇA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado como pré-requisito do MBA em Gestão de Pessoas – FGV. Orientado pelo professor PHD. Cláudio de Souza Pereira.
Fundação Getúlio Vargas
Fortaleza – Ceará
Dezembro - 2015
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA – ALVO ______________________________ 6
DESENVOLVIMENTO_______________________________________________8
METODOLOGIA_____________________________________________________15
CONCLUSÃO________________________________________________________16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS____________________________________18
APRESENTAÇÃO
Esse é um Trabalho de Conclusão de Curso, do MBA de Gestão de Pessoas, turma 11 da Fundação Getúlio Vargas, Fortaleza, Ceará. Tem como objetivo geral estudar o clima organizacional dos colaboradores da empresa Meireles e Freitas Serviços de Cobrança e seus impactos na qualidade de vida no trabalho e objetivos específicos evidenciar os benefícios que um bom clima organizacional agrega na qualidade de vida do individuo, divulgar os programas desenvolvidos pela empresa Meireles e Freitas Serviços de Cobrança com objetivo principal de sensibilizar as boas práticas, identificar quais são realmente os principais aspectos que contribuem para clima organizacional e consequentemente para qualidade de vida no trabalho e descrever as principais ações do programa de qualidade de vida da empresa Meireles e Freitas Serviços de Cobrança.
INTRODUÇÃO
De um lado temos as empresas que tem como um dos grandes desafios da atualidade trabalhar bem sua cultura e clima organizacional de forma que consigam estabelecer condições que retenham os melhores talentos do mercado de trabalho e consequentemente isso repercuta na qualidade de vida dos seus colaboradores e no resultado da companhia. Muitas práticas são criadas, outras adotadas, contudo em todas o propósito é torna-se uma organização diferenciada, com ferramentas que contribuem nos resultados esperados e consequentemente se atinja o objetivo estratégico através dessa adoção das melhores condições e ações na gestão estratégica de pessoas.
Por outro lado, os profissionais estão mais seletivos na hora de decidir onde querem trabalhar, como gostariam de empregar seu tempo, quais as condições de trabalho que iram agregar aos objetivos pessoais de forma que conquistem o equilíbrio entre o profissional e o pessoal sem comprometer nenhum dos pilares importantes no equilíbrio de vida. Assim, abre-se um universo de ações e “casos” no mercado, concorrência e “briga” pelos melhores, já que capital intelectual é um dos fatores que pode e decide o sucesso de uma organização.
Numa época em que as companhias dispõem quase dos mesmos aparatos e garantias trabalhistas, o diferencial está no quanto os profissionais se sentem envolvidos e motivados a se comprometer com o objetivo das organizações, e porquê não fazer bom uso dessas práticas para melhor equação profissional-pessoal?
Neste contexto pergunta-se como a cultura organizacional da Meireles & Freitas colabora para conquista da qualidade de vida dos seus funcionários, como clima organizacional influencia na qualidade de vida, qual a importância da qualidade de vida no trabalho e ferramentas utilizadas pela Meireles & Freitas para os excelentes resultados obtidos no trabalho, e por fim quais as ações e seus impactos na qualidade de vida de seus colaboradores?
As hipóteses deste trabalho acadêmico são: As empresas que mantem um bom clima organizacional melhora a retenção de talentos e ganha notoriedade, com os clientes internos e externos e consequentemente contribuem para a qualidade de vida no trabalho.
A empresa Meireles e Freitas desenvolve a cultura organizacional desde a inicialização do colaborador e mantem relacionamento pessoal através dos gestores e de acompanhamento de todos os níveis hierárquicos através de instrumentos de gestão organizacional que nivelam o clima organizacional e reforça a cultura organizacional dentro dos indicadores estrategicamente definidos pela organização.
Também, não se pode pensar em Qualidade de vida no Trabalho, sem pensar na saúde do trabalhador, pois esta é uma das estratégias empresariais mais importantes para que a empresa possa conquistar e desenvolver competitividade no mercado globalizado. As empresas buscam promover ações de qualidade de vida no trabalho, mas antes de fazê-lo devem compreender quais as ações atendem seu publico interno e geram resultados satisfatórios. Neste contexto, ouvir os colaboradores é primordial para e manter seu programa de qualidade de vida no trabalho usual e efetivo. Quando a organização se comporta de forma participativa e atenta as opiniões dos colaboradores, tem como consequência um excelente clima organizacional.
Sabe-se que algumas empresas ainda não se deram contam da importância que o clima tem sobre o resultado das organizações e quanto seus impactos implicam ganhos ou percas na qualidade de vida, principalmente por vivermos uma época em que as pessoas já não buscam apenas ganhos financeiros desta forma busca-se compreender essa relevância exercida pelo clima organizacional nas atividades diárias dos colaboradores e o quanto as organizações podem ganhar adotando práticas que propiciem a qualidade de vida no trabalho e na vida.
...