IMPORTÂNCIA DE MOTIVAÇÃO PARA SUCESSO DE COMANDOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DE MOTIVAÇÃO PARA SUCESSO DE COMANDOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleonice74 • 21/10/2014 • Projeto de pesquisa • 6.149 Palavras (25 Páginas) • 307 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO PARA O SUCESSO DAS EQUIPES NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
RESUMO
Desde o início do século passado, as organizações vêm exigindo um novo estereótipo de trabalhador. Esse novo homem não somente se debate com a difícil arte de viver bem, mas se depara também com a necessidade de acompanhar os constantes avanços tecnológicos, além de enfrentar o desafio de estar sempre a par de uma imensa carga de informações. Ser um bom profissional (no sentido tradicional de eficiência, disciplina, etc.) já não é suficiente para se manter um emprego, é preciso algo mais, o que inclui a própria capacidade de renovar o seu conhecimento. Por isso, e pela necessidade de se mostrar disposto, satisfeito, e em constante inovação para o bom desempenho do trabalho, é necessário estar sempre motivado, pois toda pessoa motivada, se caracteriza por algo mais, impulsionando o desejo de fazer o melhor, inovar, criar novas condições e conduzir os imprevistos com tranqüilidade, e acima de tudo, com criatividade. O processo que envolve a Motivação Organizacional é um processo cíclico, continuado e que sempre funciona em direção a um determinado propósito da organização, que é integrado aos demais processos da empresa, funcionando, desta forma, como um catalisador à consecução de metas. A motivação pode ser definida como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos e refere-se ao desejo de alcançar algum objetivo, resulta dos desejos, necessidades e vontades de cada indivíduo. Por isso é necessário que os colaboradores estejam sempre estimulados a crescer, a alcançar metas junto à organização, executando assim, um melhor trabalho e relacionamento atingindo os objetivos da melhor maneira possível.
Palavras-chave: Organizações. Informações. Conhecimento. Inovação. Motivação. Colaboradores.
ABSTRACT
Since the beginning of the last century, the organizations are demanding a new stereotype of worker. This new man, not only will struggle to master the difficult art of living well, but he will also come across the necessity of following the continuous technological advances, besides facing the challenge of staying always informed about an immense amount of information. To be a good professional (in the traditional way of efficiency, discipline, etc.) is not enough anymore in order to keep oneself employed, something more is needed, what includes the proper capacity of renewing one's knowledge. Therefore, and for the necessity of showing tendency, satisfaction and a constant innovative attitude for the good performance of the work, it is necessary to be always motivated, for all motivated person, is characterized for something more, stimulating the desire to make the best, to innovate, to create new conditions and to lead the unexpected ones with tranquillity, and above of everything, with creativity. The process that involves the Organizational Motivation is a cyclical and continued process that always functions in direction of one definitive purpose of the organization, that is integrated to other processes of the company, functioning, in such a way, as a catalyser to the achievement of goals. The motivation can be defined as an interior state that induces a person
to assume definitive kinds of behaviors and relates itself to the desire of reaching some objective, results of the desires, necessities and wills of each individual. Therefore it is necessary for the collaborators to be always stimulated to grow, to reach goals next to the organization, thus executing, a better work and relationship reaching the objectives in the best possible way.
Key words: Organizations. Information. Knowledge. Innovation. Motivation. Collaborators.
1 INTRODUÇÃO
A motivação no âmbito organizacional está relacionada à qualidade de desempenho e esforços de seus colaboradores, constituindo a energia motriz para atingir os resultados desejados.
Com a chegada da globalização e avanço tecnológico, aumento da competitividade entre as empresas, custos de contratação, treinamentos e processo de automação industrial, a exigência do melhor desempenho de seus colaboradores está cada vez maior.
Por esse motivo, as empresas estão sempre buscando alternativas que motivem seus colaboradores, com o intuito de proporcionar um melhor clima organizacional e desempenho de seus profissionais.
Por ser o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços para o alcance de metas, a motivação se tornou fundamental para as organizações. Conhecer meios de manter as equipes motivadas a realizar seu trabalho é buscar qualidade, sucesso e lucratividade.
Devido a estes fatores de intensificação da concorrência e do ritmo acelerado das mudanças no mercado de trabalho, é fundamental para o sucesso de qualquer organização possuir colaboradores estimulados a alcançar metas para que os resultados esperados e planejados sejam superados com disposição e satisfação.
Só depois de se conhecerem as fontes de motivação dos trabalhadores é que se podem esperar ganhos adicionais, efetuando uma gestão eficaz, pois o sucesso de qualquer organização envolve, sem dúvida, o nível de motivação de seus colaboradores.
2 MOTIVAÇÃO
2.1 Teorias da Motivação
As nossas ações implicam muitas vezes em escolhas e são freqüentemente permanentes. Procuramos alcançar metas e podemos fazê-lo energicamente ou sem muita determinação. Motivação é a palavra que designa esse processo comportamental.
Motivação consiste, pois, no conjunto de forças internas que mobiliza o indivíduo para atingir um dado objetivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio. É o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. A palavra Motivação vem do latim movere, que significa "mover”. É, então, aquilo que é suscetível de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para atingir algo e de lhe produzir um comportamento orientado.
Os motivos se tornaram fator importante na Psicologia, em grande parte por causa dos esforços de William Mc Dougall (1871), cientista britânico do comportamento. Ele chamava os motivos de “instintos” e os definia como forças irracionais, compulsórias, herdadas, que dão forma a tudo que os indivíduos fazem, sentem, percebem e pensam. Sua lista publicada em 1908, sobre os tipos de instintos, incluía: curiosidade, repulsa, agressão, auto-afirmação, fuga, criação
...