INFÂNCIA X VIOLÊNCIA INFANTIL: OS PREJUÍZOS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
Monografias: INFÂNCIA X VIOLÊNCIA INFANTIL: OS PREJUÍZOS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: analian • 3/9/2013 • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 927 Visualizações
2 - INTRODUÇÃO
Em cada época da história da raça humana, podemos observar que a violência tem usurpado a infância das crianças. Infelizmente esta é uma realidade dolorosa, responsável por altas taxas de mortalidade, prejudicando-as em seu relacionamento social na sociedade em que está inserida.
As experiências vividas na infância, positivas ou negativas, refletem–se na personalidade adulta. A violência gera sentimentos como o medo, a culpa, o desamparo ou a raiva, dentre outros.
Ouvi-se desde muito tempo um ditado popular que: violência gera violência, e a criança que vive num ambiente violento acaba acreditando que essa é a maneira correta de se encarar as coisas e situações. E muitas das vezes as crianças violentadas de hoje, acabam se tornando os violentadores de amanhã.
Um dos maiores prejuízos para a sociedade é que os maus – tratos sofridos pelas crianças podem interferir na formação de seu caráter.
3 - DESENVOLVIMENTO
A violência é segundo o Dicionário Aurélio: qualidade de violento – ato violento – ato de violentar. Jur.: Constrangimento físico ou moral; uso da força; coação.
E segundo a OMS: é todo ato que tenha ou possa ter como resultado dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico para a mulher, criança e adolescente assim como ameaça de tais atos, também a coação, ou a privação arbitrária da liberdade, pode acontecer dentro ou fora da casa.
De acordo com o Dicionário Aurélio: Infância [Do lat. infantia.] Substantivo feminino. 1. Período de crescimento, no ser humano, que vai do nascimento até a puberdade; meninice, puerícia; 2. As crianças. 3. Fig. O primeiro período de existência duma instituição, sociedade, arte, etc. 4. Psicol. Período de vida que vai do nascimento à adolescência, extremamente dinâmico e rico, no qual o crescimento se faz, concomitantemente, em todos os domínios, e que, segundo os caracteres anatômicos, fisiológicos e psíquicos, se divide em três estágios: primeira infância, de zero a três anos; segunda infância, de três a sete anos; e terceira infância, de sete anos até a puberdade. 5. Bras. Pop. Ingenuidade, simplicidade.
Nestes conceitos podemos ver a diferença entre a violência e a infância, para a criança é de fundamental importância o período da sua infância, pois é nesse período que se é construído o caráter do individuo.
3.1 - Quais são os prejuízos para sociedade a violência contra crianças.
Segundo assinala Adorno (1988), a violência é um tipo de manifestação que atenta contra a possibilidade de construção de sujeitos livres na sociedade e tem por referência uma vida reduzida, alienada: não há vida em sua plenitude: sendo assim, durante sua manifestação, ela preenche o espaço da liberdade, ameaça constantemente a vida e faz alusão à morte e a destruição. Hoje em dia, achamos muito comum ouvirmos relatos na tv de crianças que estão dominando o trafico de drogas, não nos espantamos mais ao vermos que a cada dia a inocência das crianças tem sido roubada.
Crianças que sofrem maus-tratos estão sujeitas a serem indivíduos inseguros, violentos, sem escrúpulos, etc. E a sociedade tem sido muito prejudicada, pois se temos em mente que as nossas crianças são o futuro do nosso país. Então nos perguntamos: E como será o nosso futuro? Igual ou pior que o nosso presente.
3.2 - A importância da vivência da infância saudável para o desenvolvi-
mento do futuro adulto.
Como todo período da vida do ser humano, viver de forma saudável nos traz grandes benefícios físicos, sociais e psicológicos.
São necessários para a criança que se respeitem seus limites e espaço, deixado-as viver intensamente cada momento de sua vida, sem interrupções. Um caso que me chamou bastante atenção na pesquisa realizada no conselho tutelar foi a de uma criança de 07 anos, que além de sofrer maus tratos ela presenciava o seu pai ter relações sexuais com outros homens. Ela era obrigada a pedir esmolas nas ruas e relatava que só ia à escola por causa da merenda.
Essa criança tinha em mente que ela podia namorar com meninos e com meninas porque o pai dela tinha namorada e namorados. A infância desta criança será marcada com maus exemplos, prejudicando o seu desenvolvimento na sociedade.
A vivência da infância saudável proporciona a criança um
...