INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NO MERCADO DE TRABALHO
Monografias: INSERÇÃO DO PSICÓLOGO NO MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatalago • 30/10/2013 • 290 Palavras (2 Páginas) • 597 Visualizações
O mercado de trabalho apresenta muitas exigências concernentes à inserção do profissional em seu contexto de atuação. Durante o período de formação universitária, a vivência dos estágios constitui uma etapa de profissionalização de grande importância para a experiência do graduando, principalmente para o contato com o mercado de trabalho. Durante essa aprendizagem, o aluno tem a possibilidade de ingressar em atividades práticas (estágios) supervisionadas (por orientadores) e não-obrigatórias, permitindo uma perspectiva diferenciada nos dois contextos.
Nos cursos de nível superior em Psicologia, a experiência com estágios pode ocorrer tanto na clínica, quanto em outros campos de atuação – hospitalar, jurídica, saúde, escolar, social, trabalho e trânsito. Os estágios supervisionados tornam-se obrigatórios para a formação do psicólogo, e os não-obrigatórios configuram uma extensão do conhecimento aplicado, oportunizados pela demanda mercadológica. No entanto, apesar do processo de institucionalização, que permitiu a regulamentação da Psicologia como profissão, as pesquisas e a literatura referentes a esta área ainda são limitadas e incipientes, o que gera a necessidade de investimento em produção científica, principalmente, na contextualização do psicólogo no seu exercício profissional.
Nesse sentido, observou-se a necessidade de um estudo acerca do valor agregado, pelo recém-formado em Psicologia, de sua construção teórico-prática junto à vivência dos estágios, como verificação da real contribuição destes na sua inserção no mercado de trabalho, extremamente flexível e competitivo.
Deste modo, tornou-se pertinente o questionamento acerca dos estágios na definição da carreira de psicólogo do trânsito e o grau de relevância destes no encontro com o mercado de trabalho e suas demandas.
Partindo desse viés, foi importante identificar quais os aspectos que constituem a formação do imaginário social do egresso de Psicologia, no que refere à sua construção identitária, ao desenvolvimento de uma projeção profissional e ao significado atribuído ao vínculo com a profissão.
...