INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Por: andresakt • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.481 Palavras (14 Páginas) • 233 Visualizações
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
1.INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
1.1. O inicio da Pesquisa de Howard Gardner
No ano de 1979 Howard Gardner iniciou uma pesquisa acadêmica voltada para o conhecimento das capacidades da mente humana. Seu estudo foi inicialmente baseado nas teorias de Jean Piaget, que "via todo pensamento humano como lutando pelo ideal do pensamento científico" e também sobre a "concepção da inteligência que vinculava à capacidade de dar respostas sucintas, de modo rápido, a problemas que requerem habilidades linguísticas e lógicas" .
Howard não apenas apresentou a mesma preocupação de Jean Piaget, mas evoluiu em sua pesquisa incluindo aspectos, o que tornou obra de grandes estudos para a psicologia humana. Ele acrescentou ao tema anterior e enfatizou a característica do homem possuir inteligências múltiplas, isto é, o homem possui capacidades desconhecidas diferenciadas e desconhecidas.
Com o desenvolvimento deste tema, Howard quebrou o paradigma criado pelos testes de QI, que apenas caracterizava a pessoa como sendo inteligente ou não por apenas o raciocínio lógico e não pelas outras inteligências aprimoradas pelo homem.
1.2. Teoria das Inteligências Múltiplas
Como o nome sugere, é uma teoria empenhada no estudo das capacidades humanas em busca da identificação de características determinantes para o desenvolvimento de atividades e aptidão para cada indivíduo em análise. Cada pessoa possui certos atributos que a tornam aptas para a realização de certas atividades específicas, como por exemplo tocar algum instrumento musical. Muitas vezes essa capacidade é chamada de "talento", que é o nome que utilizamos para falar que uma pessoa possui certa facilidade para a manipulação do instrumento, se for comparar com os outros. Esta "facilidade" é dada pela capacidade individual, que pode ser aprimorada e treinada, o que a torna inteligente para a área musical.
O homem possui a habilidade de desenvolver diversas inteligências ao mesmo tempo. É notável que um engenheiro civil, além de possuir um ótimo raciocínio para a área lógica da matemática, também possui uma percepção espacial superior, que permite a elaboração de seus projetos.
O desenvolvimento dessas habilidades está intimamente ligada à forma como somos educados na infância, aos tipos de brincadeiras praticadas e atividades praticadas na escola. Um dos objetivos de Howard ao desenvolver este tema, era criar um novo método nas escolas que treinassem o aluno e o ajudasse a desenvolver múltiplas aptidões.
Segundo Gardner, a inteligência antigamente era definida como sendo "a capacidade de responder a itens de testes de inteligência" e conceitua a teoria das inteligências múltiplas como:
"A teoria das inteligências múltiplas, por outro lado, pluraliza o conceito tradicional. Um inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural. A capacidade de resolver problemas permite à pessoa abordar uma situação em que um objetivo deve ser atingido e localizar a rota adequada para esse objetivo."
E ainda enfatiza que:
"Os problemas a serem resolvidos variam desde teorias científicas até composições musicais para campanhas políticas de sucesso."
Em sua obra foi caracterizada sete tipos de inteligência, que foram estudas a fundo. Mas ainda em seu livro Gardner apresenta a possibilidade da existência de mais de 700 tipos de inteligência.
1.3. As Sete Inteligências
Com base no conteúdo estudado acima, exemplificamos as sete inteligências para que seus conceitos e características sejam melhor absorvidos. Gardner as organizou.
- Inteligência Lingüística / Verbal: A característica dos poetas, escritores, oradores e comediantes. Conhecida como a principal educação ocidental, quem possui esta inteligência domina palavras e linguagem. Também tem facilidade em contar estórias, possui forte interesse em idiomas, talento para estórias de humor como piadas e anedotas, entre outras. Destacamos a poesia como ponto forte desta inteligência simplesmente por exigir certa sensibilidade com o tipo de texto. Além disso, a pessoa dotada desta inteligência tem forte poder de persuasão, uma facilidade em convencer as pessoas através de argumentos. O que também ajuda no ensinamento, explicação e aprendizado.
- Inteligência Lógico-Matemática: Raciocínio, Indução e Dedução. São palavras que representam muito bem o conceito desta inteligência. Além disso, podemos dizer que pessoas dotadas desta inteligência conseguem facilmente encontrar ligações ou discernimento entre situações distintas, reconhecer figuras abstratas, trabalhar com formas geométricas e resolver problemas numéricos que aparentemente não tem solução (solução de cálculos complexos). Reconhecemos esta inteligência em matemáticos, filósofos, cientistas e até mesmo advogados.
- Inteligência Visual /Espacial: Ver o mundo com precisão é a característica principal. Os inteligentes dessa categoria criam uma imagem e trabalham com ela (tátil ou não). Eles tem percepção apurada de diferentes ângulos, facilidade com representação gráfica, e como já dito, criação de imagens. Podemos explorar melhor estas características em cirurgiões plásticos, arquitetos, desenhistas e artistas gráficos.
- Inteligência Musical / Rítmica: É a sensibilidade para ritmos e batidas em todos os aspectos. Pode ser encontrada em músicos, maestros, compositores e alguns críticos de música. O dotado desta inteligência tem facilidade no aprendizado avançado de tocar instrumentos, reconhece qualidade dos timbres e tons, sabe reconhecer a estrutura da música apenas ouvindo, e cria melodias.
- Inteligência Corporal-Cinestésica: Se pararmos para analisar a postura de bons dançarinos, atletas e cirurgiões, veremos que essas pessoas nasceram para aprofundar e explorar toda sua inteligência corporal. Ela presenteia essas pessoas com habilidades como resolução e elaboração com o corpo, reconhecimento da capacidade do corpo e suas funções, sabe conectar seu corpo com a mente, produzindo movimentos planejados, voluntários e bem feitos. Destacamos a característica sensitiva desta pessoa, através do seu corpo.
- Inteligência Interpessoal: A palavra chave desta inteligência é Comunicação. A partir
...