Idosos
Trabalho Escolar: Idosos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irisbely • 1/3/2015 • 933 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
CUIDAR DE IDOSOS EM ILPIs - ASSISTÊNCIA SOCIAL
Presentation Transcript
1. CUIDAR DE IDOSOS INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
2. Contextualização O envelhecimento é um fenômeno mundial que vem merecendo a preocupação de muitos países e de organizações nas últimas décadas. O Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento / 2002 tem como objetivo garantir que em todas as partes do mundo, a população possa envelhecer com segurança e dignidade, e que os idosos possam continuar participando de sua sociedade, como cidadãos de plenos direitos. (Madri – Segunda Assembléia Mundial sobre Envelhecimento)
3. Contextualização O envelhecimento se dá de forma diferenciada entre os povos, dependendo de fatores estruturais de desenvolvimento de um país e fatores pessoais (genética, condições psicossociais, modo de vida). A velhice deve ser planejada para atender as necessidades sociais, que são também individuais.
4. Contextualização A legislação brasileira enfatiza a família como a principal responsável pelo cuidado do idoso. Historicamente o cuidado com a geração mais velha tem sido atribuido aos descendentes, norma social reforçada pelo amparo da lei. Está assegurado pela Constituição Federal de 1988, reforçada na Política Nacional do Idoso de 1994 e no Estatuto do Idoso de 2003.
5. Direito a Moradia A Constituição Federal de 1988 preconiza o cuidado com a pessoa idosa na família, em detrimento do atendimento asilar, porém no artigo 37, da lei 10741 – Estatuto do Idoso, “ o idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares quando assim o desejar, ou ainda, em instituição pública ou privada.”
6. Modalidade Asilar / Imagem Social Negativa Os asilos constituem a modalidade mais antiga e geral de atendimento à pessoa idosa, fora de seu convívio familiar. Desde a sua origem é: - Um lugar de segregação; - Associado à pobreza e ao abandono; - Um lugar de cuidado de pessoas inofensivas e incapazes (cegos, velhos, órfãos e indigentes) “ Instituição Total” – Goffman, 1961; - “Asilo de Mendicidade”.
7. Modalidade Asilar / Imagem Social Negativa Funções: guarda, proteção e alimentação das pessoas rejeitadas pelos seus grupos diretos, a medida que a sua presença se torna indesejada, ou que não cumpra o seu papel esperado pela família ou meio social. Com o surgimento do asilo, a velhice ganha um lugar, mas perde simbolicamente o seu lugar na vida (Groisman – 1999).
8. Novos Modos de Morar O Que é ILPI? I nstituição de Longa Permanência para Idosos Instituição mantida por órgãos governamentais e não- governamentais. Propiciar atenção integral em caráter residencial, entendido como um conjunto de serviços especializados que visam à promoção e manutenção da saúde física e emocional, cuidados pessoais e o convívio social, com condições de liberdade e dignidade. Pessoas acima de 60 anos, com ou sem suporte familiar, de forma gratuita ou mediante remuneração.
9. Características das ILPIs Utilizam os mesmos espaços físicos, fechados; Tratamento infantilizado; Normas, regulamentos, horários, dieta alimentar e rotinas pré estabelecidas que atendam às exigências institucionais e não pessoais; Prevenção de violência e maus-tratos pelos familiares; Baixa oferta devido ao preconceito a ela associada; Significa uma nova organização e divisão da responsabilidade pelo cuidado com a pessoa idosa entre Familia, Estado, Sociedade e Empresa Privada; Alternativa de cuidado e moradia para população idosa, reduzindo o estresse do cuidador familiar; Possibilita um atendimento especializado, através de uma equipe interprofissional; Favorece a convivência e participação em atividades sociais.
10. Características das Pessoas Idosas Institucionalizadas Insuficiência de recursos financeiros. Isolamento, medo, tristeza e depressão; Sentimento
...