Importância Da Psicopatologia
Monografias: Importância Da Psicopatologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: onlytwt • 8/6/2014 • 441 Palavras (2 Páginas) • 4.447 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS.
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – 7º PERÍODO NOTURNO.
PSICOPATOLOGIA II.
A IMPORTÂNCIA DA PSICOPATOLOGIA.
ANÁPOLIS - GO.
2014.
Sandra Cristina Rodrigues Lopes – RA: 3233540140
A IMPORTÂNCIA DA PSICOPATOLOGIA.
Trabalho apresentado ao professor Me. Leandro Borges, para a obtenção parcial de nota na disciplina de Psicopatologia II, do VII período, do turno noturno, do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Anhanguera de Anápolis.
ANÁPOLIS - GO.
2014.
1. A IMPORTÂNCIA DA PSICOPATOLOGIA
A palavra Psico – pato – logia é formada por três palavras gregas: psyché, que quer dizer psiquismo ou alma; pathos, diz respeito a sofrimento, paixão ou patológico e logia, que se define como estudo.
O estudo de Psicopatologia oportuniza a compreensão dos fenômenos descritivos da subjetividade prescrita no discurso do paciente. Isto é, por trás de um significante (sintoma), há um ou vários significados (a doença física, a psíquica ou o fundo de onde estas manifestações veem ou emergem). Ou seja, por meio dos estudos Psicopatológicos é possível delinear um diagnóstico e predizer um possível prognóstico para o paciente, entendendo seus aspectos, sua subjetividade, sua intencionalidade, suas representações ou seus atos falhos e categorizar o evento / fenômeno apresentado pelo sujeito, de acordo como o que é normal, saudável ou patológico.
Nesse sentido, é preciso que se procure considerar o sujeito de forma global, observando o sintoma a partir dos padrões de normalidade em que o sujeito estiver inserido. Porém, evitando-se compreender o paciente apenas pelos sintomas apresentados ou descritos, uma vez que considerar o sintoma de forma isolada é desconsiderar a complexidade inerente ao universo que permeia o ser humano.
Outro aspecto importante da Psicopatologia diz respeito à classificação das doenças mentais, no que tange ao adoecer psíquico, pois é por meio dos estudos e teorias intrínsecas à Psicopatologia que advém a três tipificações ou categorias normativas patológicas distintas, a saber: as Psicoses, onde os pacientes frequentemente apresentam uma inscrição da realidade, comprometida, e não têm consciência do estado vivenciado; as Neuroses, em que os pacientes apresentam perturbações psíquicas permeadas de conflitos e as Psicopatias, as quais revelam os pacientes com alterações do comportamento, resultantes de perturbações da personalidade ou desadaptação do sujeito em relação a si mesmo ou em relação ao ambiente comum a ele.
...