Influência Familiar Na Banalização Da Violência
Casos: Influência Familiar Na Banalização Da Violência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janeteumbelina • 30/8/2014 • 420 Palavras (2 Páginas) • 442 Visualizações
O texto “Adolescentes infratores: aumenta o número de jovens autores e vitimas de violência” traz declarações do sociólogo Julio Jacobo, onde são apontadas três causas para o aumento da criminalidade, sendo uma delas a banalização da violência como forma de solução de conflitos.
Reiterando o que é dito por Julio, a banalização da violência como forma de solução de conflitos começa pelo aprendizado da criança em seu núcleo familiar, onde ela aprende através do comportamento dos pais, passando pela exposição à violência vista na TV diariamente, que inclusive já foi comprovado por estudiosos que essa exposição torna as pessoas mais tolerantes com a violência em seu dia a dia, até chegar a fase onde essa criança ou adolescente repete o comportamento aprendido em seu meio social. Outro fator que contribui para esse quadro segundo um estudo realizado pelos economistas Mônica Veigas Andrade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Marcos Lisboa, da Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV/Rio) o ingresso maciço de adolescentes em atividades criminosas, por causa de queda de salário real ou piora na distribuição de renda, explica quase todo o aumento dos homicídios nos Estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais desde os anos 80. Esse é um dado importante que nos mostra que entre as classes de baixa renda em que há carência até mesmo do mais elementar direito de uma criança que é a alimentação, acaba não sendo garantido e originando uma subnutrição na infância que comprovadamente pode levar essa pessoa a uma situação de inferioridade intelectual que o levará a enfrentar dificuldades, dificuldades essas que os levam a entrar no mundo crime motivados pelo “dinheiro fácil” ao ponto de que na consciência desses criminosos o sofrimento e as mazelas a que são submetidos diariamente acabam por justificar seus atos. Já nas classes média e alta geralmente os fatores que levam os adolescentes a cometer crimes são a permissividade dos pais e a falta de limites, jovens que cometem crimes por se sentirem entediados ou simplesmente pelo sentimento de vaidade por estar agindo em desacordo com as leis que regem nossa sociedade.
Conclui-se que muitos fatores contribuem para o ingresso dos adolescentes no mundo do crime, mas os fatores mais relevantes se encontram enraizados no núcleo familiar e no meio social em onde essa criança desenvolve seu aprendizado. Precisamos de políticas públicas que consigam diminuir a desigualdade social e a evasão escolar, assim consequentemente diminuiremos os índices de criminalidade em nosso País, não só entre os adolescente, mas em todas as esferas da sociedade.
...