Jean Piaget Psicologia
Por: Noemi Caetano • 27/5/2017 • Artigo • 428 Palavras (2 Páginas) • 328 Visualizações
I - Conceitos das fases de desenvolvimento da criança:
Sensório-motor: noção do eu, criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo.
Características: exploração manual e visual do ambiente; imitação; inteligência prática; agarrar, sugar; bater; chutar; ações ocorrem antes do pensamento.
Pré operatório: o aparecimento da linguagem é a principal característica nessa fase. Através da linguagem, ela começa a se comunicar e o alcance do pensamento é acelerado. Apesar da comunicação e da possibilidade de atuar de forma lógica e coerente, graças ao estágio sensório motor, essa fase é marcada pelo egocentrismo da criança. Ela não consegue se colocar no lugar do outro.
Algumas características dessa fase são: egocentrismo, por quês
Operatório concreta: a criança começa a raciocinar logicamente. Pensamento concreto. Diminuição do egocentrismo. Essa fase recebe esse nome, pois a criança consegue trabalhar apenas com objetos concretos, ela não pode pensar de forma abstrata apenas com proposições e enunciados.
Operatório formal: ao passar para a adolescência, a dependência de objetos concretos para o trabalho não é mais essencial. Nessa fase o adolescente pode resolver problemas abstratos. Pode também se desprender do presente e fazer diversos planos para o futuro.
II – Através do estudo de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, podemos criar estratégias pedagógicas direcionadas para cada faixa etária. Sem ele cometeríamos erros como tentar ensinar uma criança de 9 anos matemática avançada, por exemplo. Podemos também tentar propor novos métodos de ensino nas escolas públicas que não o tradicional, pois esse é o grande equívoco do ensino tradicional, utilizar o mesmo método com todos, sem considerar as variáveis cognitivas da idade.
III - Acreditamos que a teoria de Piaget é uma base para as demais teorias baseadas no interacionismo e para a educação em geral, pois não é somente teórica, foi estudada e comprovada na prática.
A partir do surgimento do estudo cognitivo do cérebro, a psicologia da educação tem muito mais ferramentas para trabalhar.
IV - Cognição é um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção do conhecimento. Acreditamos que o desenvolvimento cognitivo seja o modo natural de aprendizagem, pois respeita os limites de cada idade.
Já aprendizagem é o processo de aquisição do conhecimento.
Considerando a teoria de Piaget, o educador do ensino fundamental 2, que compreende crianças entre 11 e 14 anos, deve ter maior domínio na fase operatório formal, pois os educandos já se encontra no estágio que é marcado pelo pensamento hipotético e dedutivo, ou seja, o educando nessa fase passa a questionar e tentar resolver os problemas a sua maneira; Os conteúdos podem ser mais complexos como pluralidade cultural, ética, orientação sexual (Período de mudanças físicas e psíquicas) entre outros.
...