Jean Piaget e seus mais importantes estudos teóricos sobre o desenvolvimento cognitivo
Artigo: Jean Piaget e seus mais importantes estudos teóricos sobre o desenvolvimento cognitivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NataliaCz • 11/11/2013 • Artigo • 264 Palavras (2 Páginas) • 935 Visualizações
JEAN PIAGET -
Jean Piaget é considerado o teórico mais importante dos estudos sobre desenvolvimento cognitivo. Quando morreu, em 1980, com 84 anos, ele tinha publicado mais de 40 livros e mais de 200 artigos.
Inicialmente, Piaget abordou o estudo das crianças a partir de uma ótica de cientistas biólogo interessando em descrever processos de crescimento e mudança que ocorrem naturalmente. Durante a infância, seus interesses haviam se concentrado na observação de animais (aos 10 anos ele publicou uma nota científica de uma página sobre um pardal albino que observara em um parque) e sua formação acadêmica de graduação foi como especialista no estudo de moluscos. Piaget passou algum tempo no laboratório de Binet, o fundador do teste de inteligência moderno. Ali recebeu a tarefa de dar questões de testes para crianças em idade escolar em Paris.
No inicio dos anos 60, suas ideias mudaram radicalmente a direção da psicologia do desenvolvimento naquele país. A visão dominante, baseada na teoria da aprendizagem, era de orientação fortemente ambientalista; pouca atenção era dada à maturação ou à hereditariedade. As crianças eram vistas como recipientes passivos de estímulos ambientais. Nas poucas ocasiões em que eram discutidas as mudanças do desenvolvimento, elas eram descritas como graduais e contínuas; pensava-se que a aprendizagem era específica para determinadas tarefas ou situações. Ele via o desenvolvimento como um produto da interação entre biologia e experiência, via as crianças como tendo um papel ativo na construção de seu mundo, via as mudanças como descontínuas e considerava as competências das crianças como sendo de caráter geral, estando disponível para situações diferentes entre si.
...