Jogos E Brinquedos
Pesquisas Acadêmicas: Jogos E Brinquedos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/4/2014 • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 7.071 Visualizações
JOGOS E BRINQUEDOS
UNIDADE I
• Pergunta 1
0 em 0,5 pontos
(VUNESP-2012) Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada. A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, portanto, é correto afirmar que aquele que brinca:
Resposta Selecionada: a.
Faz um movimento de reversibilidade.
Respostas: a.
Faz um movimento de reversibilidade.
b.
Desenvolve a capacidade de aprendizagem sistematizada.
c.
Possui pleno domínio da linguagem motora.
d.
Adquire a sua independência.
e.
Domina a linguagem simbólica.
• Pergunta 2
0 em 0,5 pontos
(VUNESP/FUND1105/001) Leia a citação a seguir.
“O uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. Se considerarmos que a criança pré-escolar aprende de modo intuitivo adquire noções espontâneas, em processos interativos, envolvendo o ser humano inteiro com suas cognições, afetividade, corpo e interações sociais, o brinquedo desempenha um papel de grande relevância para desenvolvê-la [...].”
(KISHIMOTO, Tizuko M. “O jogo e a educação infantil”. In: KISHIMOTO, Tizuko M. (org.) “Jogo, brinquedo, brincadeira e educação”. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 36)
I- O brinquedo/jogo permite uma ação intencional, a construção de representações mentais, a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras e trocas nas interações sociais.
II- O brinquedo/jogo possibilita o desenvolvimento da afetividade, da cognição, do aspecto físico e social.
III- O brinquedo/jogo contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, com função lúdica.
IV- O brinquedo/jogo potencializa a exploração e a construção de conhecimento, por conta exclusivamente da motivação externa.
V- O brinquedo/jogo possui duas funções: a lúdica, por meio da qual proporciona diversão, e a educativa, por meio da qual proporciona construção de conhecimentos.
Está correto o contido em:
Resposta Selecionada: a.
I, II e V.
Respostas: a.
I, II e V.
b.
I, III e IV.
c.
I, III e V.
d.
II, IV e V.
e.
III, IV e V.
• Pergunta 3
0 em 0,5 pontos
Após você ter definido jogo, responda entre as alternativas a seguir qual é conceito de brinquedo.
Resposta Selecionada: a.
Brinquedo é associado a uma natureza primitiva do indivíduo. Tem uma determinação de uso, tem regras claras.
Respostas: a.
Brinquedo é associado a uma natureza primitiva do indivíduo. Tem uma determinação de uso, tem regras claras.
b.
Brinquedo não está relacionado a um objeto significativo, e sim a um objeto de desejo.
c.
Brinquedo supõe uma relação com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de regras que organizam sua utilização. Estimulante material para fluir o imaginário infantil.
d.
Brinquedo não é um objeto, tem regras claras e é usado somente por crianças.
e.
Estimulante material para fluir o imaginário infantil associado ao homem primitivo.
• Pergunta 4
0 em 0,5 pontos
Ariès (1989) conclui que do século XVI ao século XVIII há certa ambiguidade em torno da origem dos brinquedos e aponta que:
I- Está consumado o brinquedo como objeto da infância.
II- Nota-se que nessa época não havia distinção entre brinquedos de meninas e de meninos, como exemplo a boneca era brinquedo de ambos os sexos.
III- A infância se abastece de objetos abandonados pelo adulto.
Escolha a alternativa correta:
Resposta Selecionada: e.
I e III
Respostas: a.
I
b.
II
c.
III
d.
I e II
e.
I e III
• Pergunta 5
0 em 0,5 pontos
Bachelar (1998, pp. 93-137) considera que as imagens que sobrevêm da infância nos aparecem como dois elementos que constantemente estão nos levando ao mundo das lembranças e da infância. Para nós, professores da Educação Infantil, é importante nos percebermos como pessoas que brincam e lembram suas brincadeiras e brinquedos e seus tempos de jogos com os amigos. Nós nos recordamos com carinho daquilo que mais nos agrada. Quais são esses elementos imagéticos?
Resposta Selecionada: a.
Memória e o esquecimento.
Respostas: a.
Memória e o esquecimento.
b.
Memória e a imaginação.
c.
Memória e o brinquedo.
d.
Memória e a alegria.
e.
Memória e a leitura.
• Pergunta 6
0 em 0,5 pontos
De acordo com Brougère (2004), o que são jogos educativos?
Resposta Selecionada: a.
Jogos sem estrutura de acordo com etapas de criatividade.
Respostas: a.
Jogos sem estrutura de acordo com etapas de criatividade.
b.
Jogos centrados na formação de competidores.
c.
Jogos que envolvem dias e horários semanais.
d.
Jogos que envolvem memória, atenção e raciocínio simples.
e.
Jogos que envolvem somente estrutura e memória.
• Pergunta 7
0 em 0,5 pontos
Definir o jogo não é uma tarefa fácil, pode-se estar se referindo a jogos de adultos, crianças, adivinhas, xadrez, entre outros. Embora recebam a mesma denominação, têm suas especificidades. Brougère e Henriot apontam três níveis de diferenciação, o jogo pode ser visto como:
Resposta Selecionada: d.
Sistema de regras, emoções e contradições.
Respostas: a.
Uma participação ativa de crianças no mundo adulto e no mundo das ideias.
b.
O resultado de ações em um contexto de brincadeira, de emoções e força.
c.
O resultado de um sistema ambiental fora de um contexto social, sistemático e orgânico.
d.
Sistema de regras, emoções e contradições.
e.
O resultado de um sistema linguístico dentro de um contexto social, um sistema de regras e um objeto.
• Pergunta 8
0 em 0,5 pontos
Kishimoto afirma que definir o jogo não é tarefa fácil:
I- A palavra jogo é polissêmica e pode referir-se a muitas situações.
II- Uma mesma conduta pode ser considerada jogo em uma cultura e em outra, não.
III- Pode ser analisado por características como: prazer e desprazer, liberdade, regras, caráter não sério, espaço e tempo, ação voluntária, natureza improdutiva, intenção lúdica.
IV- Outras características do jogo: flexibilidade, livre escolha, controle interno, prioridade do processo de brincar, efeito positivo e a não literalidade.
Escolha a alternativa correta:
Resposta Selecionada: a.
I e II
Respostas: a.
I e II
b.
I, II e III
c.
I, II, III e IV
d.
III
e.
IV
• Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
O brinquedo educativo pode ser assim caracterizado por assumir as funções lúdica e educativa:
I- Potencializa a exploração e a construção do conhecimento.
II- Conta com a motivação interna que é típica do lúdico.
III- Data dos tempos do Renascimento.
IV- Entendido como recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa.
Escolha a alternativa correta:
Resposta Selecionada: a.
I, II, III e IV
Respostas: a.
I, II, III e IV
b.
I, II e III
c.
I e II
d.
IV
e.
I
Feedback da resposta: Alternativa: A
Comentário: o brinquedo educativo e lúdico é aquele que possibilita a criança utilizar de forma ativa, levando-a a se envolver em atividades significativas e com sentido, em que a criança utiliza seus conhecimentos e experimenta novas ações e formas de interagir com o mundo, com seus amigos e com os objetos.
• Pergunta 10
0 em 0,5 pontos
Podemos afirmar que os brinquedos, as brincadeiras e os jogos infantis, relatados por Ariès, eram:
Resposta Selecionada: e.
Dentre os mais importantes à educação física não era munido de valor estético.
Respostas: a.
Representativos de costumes, valores e conhecimentos de sua época.
b.
Objetos específicos dos adultos e de pessoas maduras.
c.
Capítulo destinado a jogos proibidos, isto é, de azar, como o jogo de cartas.
d.
Representações de jogos que estimulavam um espírito de conquistas e lutas.
e.
Dentre os mais importantes à educação física não era munido de valor estético.
...