Jogos Para A Aprendizagem
Dissertações: Jogos Para A Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ferzzinha123 • 25/9/2014 • 1.649 Palavras (7 Páginas) • 493 Visualizações
Introdução:
Jean Piaget
Piaget criou uma das mais importantes terias sobre o desenvolvimento humano.
Apresenta uma tendência hiperconstrutivista em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito. Maturação, experiências físicas, transmissões sociais e culturais e conceitos de assimilação e acomodação.
Também apresenta a dimensão internacionalista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico.
Ou seja, para Piaget o desenvolvimento vem de dentro para fora. Em que todo individuo nasce com algum conhecimento e só precisa da interação com o meio para desenvolvê-lo.
Lev S. Vygotsky
Vygotsky enfatiza o aspecto internacionalista, pois considera que é no plano intersubjetivo, isto é nas trocas entre as pessoas que tem origem das funções mentas superiores.
Em sua teoria apresenta um aspecto construtivista, na medida em que busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de internalização.
Ou seja, para Vygotsky o desenvolvimento vem de fora para dentro. Em que o individuo se desenvolve a partir do que ele vive.
Henri Wallon
Wallon acredita que o desenvolvimento do pensamento infantil é marcado por descontinuidade, crises e conflitos entre fatores biológicos e sociais, por meio desse conflito a formação do pensamento e da inteligência se desencadeia.
Sua epistemologia genética é contraria a de Piaget, pois para ele a atividade da criança está inicialmente voltada para a sensibilidade interna e posteriormente externa.
Para ele a afetividade é vista como uma linguagem antes da linguagem, pois o ser humano se comunica com o outro antes mesmo de falar, por ser geneticamente social.
Behaviorismo
O Behaviorismo trabalha a Análise Experimental do Comportamento. Nele são conhecidos os métodos de ensino programado, o controle e a organização das situações de aprendizagem.
O Behaviorismo Radical estuda o comportamento humano. Para que esse estudo seja realizado com inteira clareza é necessário avaliar alguns fatores importantes como: o que o aluno sabe e o que ele precisa aprender. Aceitando as vivencias de cada um e sua cultura.
O professor precisa fazer analise de seu comportamento reflexo, revendo sua própria e então modificá-la de acordo com as necessidades de cada aluno.
Piaget
Atividade: Amarelinha
Objetivo:
Desenvolver equilibração, o reconhecimento dos números, obedecerem a regras e a interação com as outras crianças.
Metodologia:
As crianças devem ter idade mínima de sete anos. Pode ser realizada com mínimo de duas ou grupos de dez crianças. Para decidir quem irá começar a pular, pode tira impar ou par.
Regras do jogo:
O jogo é numerado do 1 ao 10 a criança que não errar a casa do número seguinte continua pulando. Quando a criança errar deve passar a vez para outra. A brincadeira não tem tempo certo para acabar, pois depende do tempo que alguma criança irá demorar a chegar ao número 10 primeiro, essa por sua vez vencerá o jogo.
Material necessário:
Um giz para marcar o asfalto ou gravetos, para chão de terra. Quando for brincar dentro de casa pode usar fita adesiva. Por fim a brincadeira pede uma pedrinha, um caco ou qualquer outro objeto para ser colocado nas “casas” do desenho.
Onde brincar:
Da para pular amarelinha sobre algum piso plano, pode ser dentro de casa, na calçada ou na rua se for sem movimentação de automóveis.
Como brincar:
A pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), mas não pode pisar onde a pedra estiver.
Avaliação:
• Os objetivos foram atingidos?
Sim, pois para uma boa aprendizagem é necessário a interação, assimilação e acomodação.
• De que forma posso avaliar?
Perceber se houve aprendizagem através da interação, se foram esclarecidas as dificuldades surgidas e se todos conseguiram obedecer às regras.
Conclusão:
A amarelinha vai trabalhar o desenvolvimento da criança, a aprendizagem, interação. Acima de tudo a criança irá aprender brincando e se divertindo.
Através dessa atividade segundo as idéias de Piaget, os alunos poderão entender a importância da interação, assimilação e acomodação para uma aprendizagem significativa.
Dessa forma aprenderão lidar com as diversidades, respeitando as diferenças e aprendendo com as mesmas, pois se todo individuo nasce com algum conhecimento e só precisa do contato com o meio para se desenvolver, essa atividade proporcionará tal desenvolvimento.
Vygotsky
Atividade: Jogo do Uno
Objetivo:
Desenvolver a internalização e o desenvolvimento das funções mentais.
Metodologia:
As crianças devem ter idade mínima de sete anos. Pode ser realizada entre duas ate dez crianças. A pessoa que tirar a carta mais alta começa o jogo fazendo o descarte.
Regras do jogo:
Jogar uma “carta inverter” funciona como pular. O jogador que joga a carta inverter pode jogar outra. A pessoa que está jogando uma “carta pular” pode jogar outra. Quando joga uma “carta comprar duas cartas” e o outro jogador tiver comprado as duas cartas, o jogo volta ao primeiro jogador. Tudo isso se aplica a “carta curinga comprar quatro cartas”. O jogo tem duração de 30 minutos à
...