O papel do jogo no desenvolvimento e aprendizagem da criança
Artigo: O papel do jogo no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DayaneAlvesF • 4/11/2013 • Artigo • 351 Palavras (2 Páginas) • 902 Visualizações
A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.
Na educação infantil, a criança não deve somente absorver conteúdo, mas desenvolver habilidades, atitudes, formas de expressão e de relacionamentos.
A brinquedoteca está definitivamente agregada à proposta pedagógica das escolas, em diferentes estilos e formatos, especialmente na Educação Infantil.
As pesquisas comprovam que a brincadeira é essencial no desenvolvimento e na aprendizagem e a imaginação é um dos mais importantes processos psicológicos que se iniciam na infância.
No Centro Municipal de Educação Infantil da minha cidade, foi constatado que embora não possua uma brinquedoteca, a realidade está muito próxima deste espaço lúdico, pois as crianças além dos cantinhos de brinquedos nas salas, convivem com um grande número diversificado de brinquedos, no playground e no pátio, faltando mesmo uma sala disponível apenas para esta finalidade, agrupando o que já possui..
Como este estabelecimento de ensino começou a funcionar recentemente, nota-se um desejo da diretora em montar uma brinquedoteca.
De acordo com a entrevista feita, percebe-se claramente que a diretora valoriza este espaço convidativo para que as crianças sejam felizes ao brincar, compreendendo o mundo que as cerca, aprendendo a explorar, estimulando o seu potencial criativo, socializando-se, integrando-se em diferentes grupos, desenvolvendo diferentes formas de linguagem e mantendo a saúde física e mental.
Apontou na internet como desejaria organizar os brinquedos facilitando a identificação dos mesmos.
Na construção do Proinfância, tipo C, Projeto federal, criado por iniciativa do MEC/FNDE, faltou a contemplação de mais uma sala destinada a Brinquedoteca.
As atividades lúdicas têm a função de educar com alegria e satisfação, e traz descontração e entretenimento e motiva as crianças a aprender.
Considerando a instituição escolar como espaço privilegiado de cultura diante do conhecimento e do ato criativo, cabe aos educadores conceder às crianças o direito de brincar.
A prática pedagógica na Educação Infantil deve estar aberta à vivência e experimentação, ao concreto, ao ensino globalizado, à participação, `a participação ativa da criança, à magia, a ludicidade, ao movimento, ao afeto- processos que levam as crianças a exercitarem a criatividade e a construção do conhecimento.
...