Método de Interpretação dos Sonhos.
Por: Ju89lia • 16/3/2016 • Resenha • 378 Palavras (2 Páginas) • 412 Visualizações
Resumo da obra: A intepretação dos sonhos, vol4 das obras completas.
Capitulo II, Método de Interpretação dos sonhos.
Sonhamos todas as noites, apesar de muitas das vezes não nos lembramos, ou então nos deparamos com algo confuso, oculto. Para chegarmos a uma conclusão sobre tal, precisamos apenas desfazer algumas substituições corretamente, interpreta-las.
Podemos discorrer em dois tipos de interpretação dos sonhos antes da psicanálise: a interpretação por decifração e a interpretação simbólica. A primeira consiste em analisar o sonho parte por parte (sonhei com uma cobra, vou procurar o significado, e também tinha um cachorro novamente vou procurar o significado). A segunda pondera todo o conteúdo do sonho e faz uma substituição por outro mais compreensível.
Em teoria, nenhum dos dois métodos podem ser usados em um enfoque cientifico, todavia, para Freud, os sonhos realmente têm um sentido e que é possível ter-se um método científico para interpretá-los. Mas como? Ele afirma que, quando se consegue encalçar os elementos da vida mental do paciente, a origem do problema, ele se desfaz.
Através do convívio e experiências com seus pacientes, Freud chega à conclusão de que “o sonho pode ser inserido na cadeia psíquica a ser retrospectivamente rastreada na memória a partir de uma ideia patológica”. Contudo, para que a ação fosse realmente efetivada, seria preciso uma maior atenção na percepção psíquica e abolir criticas sobre seus próprios pensamentos, relatando tudo o que lhe venha à cabeça. Pois são essas criticas que não o permitem desvendar o seu sonho.
Além do conteúdo manifesto do sonho, o qual conta-se tudo que fora sonhado. É também levado em conta às associações do próprio sonhador. Para chegar ao conteúdo latente, ou seja, o significado do sonho depois de analisado, o analista parte dessas associações do paciente e analisa cada parte do que foi sonhado.
...