Manual de Sociologia: dos clássicos á sociedade de informação
Por: Vickkkkk5 • 9/5/2019 • Trabalho acadêmico • 770 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
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INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RAIMUNDO SÁ
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLICADA A PSICOLOGIA
PROF.: MARIA JOSÉ RODRIGUES DE SOUSA
EQUIPE : NADYANNE NEGREIROS RODRIGUES
PAMELLA GISELLY DA COSTA MOREIRA
VITÓRIA LIS GONÇALVES BARBOSA
TURNO: DIURNO
Manual de Sociologia: dos clássicos á sociedade de informação
Ferreira, Delson.
Questionário
Picos-PI
Abril-2019
1.
Objeto | Método | Concepção | |
Karl Marx | Classes sociais | Dialética | Materialismo |
Emile Durkheim | Fato social | Explicação | Funcionalista |
Max Weber | Ação social | Compreensão social | Foi produzida a partir de uma impossibilidade teórica: para ele, um período histórico não engendra nem configura o seguinte. |
2. Para Marx a sociedade se constitui como uma junção do homem com a sociedade, os quais não podem ser analisados de forma isolada. Assim, há uma relação indivíduo-sociedade que permanece unida e conjugada a um momento histórico definido.
3. Durkheim acredita que a sociedade trabalha transformando o homem, que na sua natureza é um animal selvagem, em um humano sociável. Assim, ele entendia que a sociedade predominaria sobre o indivíduo, uma vez que ela é que imporia a ele o conjunto das normas de conduta social.
4. Durkheim caracteriza dois tipos de solidariedade: mecânica e orgânica
A solidariedade mecânica é característica das sociedades ditas primitivas, no qual os indivíduos que integram compartilham das mesmas noções e valores sociais, tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais. Assim, nestas sociedades as funções sociais dos indivíduos são semelhantes e não há significativa divisão social de trabalho. Enquanto isso, na solidariedade orgânica predomina nas sociedades ditas modernas, no qual as funções sociais dos indivíduos são especializadas e interdependentes, além de apresentar divisão social do trabalho bastante complexa.
5. Para Weber a ação social compreende qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação dos outros, sendo dotada e associado a um sentido. Essa ação, a seu ver, teria sempre um caráter subjetivo. Dessa forma, seu objetivo é compreender a conduta social humana, fornecendo explicações das causas e consequências de sua origem. Em sua concepção, seriam as atitudes que explicariam a conduta social dos indivíduos.
6. Ação Social Racional com relação a fins: É pautada na racionalidade, em que a finalidade da ação justifica a intenção e os meios empregados para alcançar o objetivo.
Ação Social Racional com relação a valores: Antes de alcançar um resultado, esse tipo de ação se importa primeiro com o meio empregado para chegar à derradeira finalização. A motivação pode estar intimamente ligada às crenças, à política, à ética e às religiões.
Ação social afetiva: Nesse tipo de ação, os sentimentos — esperança, ciúmes, inveja, medo, paixão, vingança, compaixão — são a engrenagem motivacional, tanto positiva quanto negativamente, e correspondem ao que indivíduo sente pelo outro.
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