Memorial De Formação
Monografias: Memorial De Formação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElizaMaia • 10/10/2013 • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 545 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
RUTE MARIA DE OLIVEIRA SARMENTO
ATIVIDADE DE PORTIFOLIO INDIVIDUAL
ATIVIDADE:MEMORIAL DE FORMAÇÃO
Tumiritinga
2009
RUTE MARIA DE OLIVEIRA SARMENTO
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO INDIVIDUAL
ATIVIDADE:MEMORIAL DE FORMAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso(Pedagogia) da - Universidade Norte do Paraná,UNOPAR para as Disciplina:Políticas e gestão nos Espaços Educativos; Currículo,conhecimento e Cultura escolar; Metodologia da Pesquisa Ciêntífica;Tecnologias da Educação.
Professores:Josilaine B. Ricci Nascimento;Raquel Rodrigues Franco; Vilma Gimenez da Cruz;Juliana Teles Suzuki
Tutor de Sala:Gilson Aparecido dos Santos
Tutor Eletrônico: Silmara Naves Dias
Tumiritinga
2009
1.APRESENTAÇÃO
Sou aluno do 3° semestre do curso de pedagogia, e neste memorial, vou contar histórias da minha vida, partindo de fatos que deixaram marca positivas e negativas. Falar também um pouco da minha experiência acadêmica, e o que me levou a escolher o curso de pedagogia, contar sobre meus objetivos e como desejo alcançá-lo. E finalmente como podemos ver a relação entre nossa história de vida, a acadêmica e a profissional.
2. CAPÍTULO I – História de Vida
Nasci em um lar humilde, meus pais tiveram quatro filhas, sendo eu a última. Vivemos uma vida difícil, pois naquela época não tínhamos casa e como pagávamos aluguel o dinheiro do meu pai era somente para o que consideramos básico para viver. Apesar da vida difícil somos da época que as crianças tinham infância, brincavam na rua, subiam em árvores, enfim éramos realmente muito felizes. Meus pais nos ensinaram muito cedo a partilhar, na nossa vida isso se fez nescessário, pela quantidade que éramos.
Uma coisa de que sempre me lembrarei era da forma que nos explicavam a vida e nos ensinava com paciência os caminhos do bem, é claro que isso não foi feito só na conversa, mais hoje reconheço as varadas também surtiram muito efeito.
Por não ter uma vida tão confortável financeiramente, tive que começar a trabalhar cedo. Essa responsabilidade me fez bem, embora não tenha sido nada fácil.
Uma coisa eu tenho certeza tudo que a vida me ensinou trago de experiência, e posso com segurança passar para meus filhos.
Hoje meus objetivos de vida estão diretamente ligados a minha família constituída tudo o que faço e sonho e para o bem de todos nós.
3 Capítulo II - História Acadêmica e Profissional
Minha primeira experiência acadêmica foi com três anos e meio, naquela época minha mãe me colocou num maternal, pois como minhas irmãs iam para o pré eu queria ir pra escola e chorava muito.
Pode parecer estranho, mais esta lembrança da minha infância eu me lembro perfeitamente.
Foi exatamente nesse maternal que tive uma das experiências mais fantástica da minha vida. Minha professora, tinha um fantoche de lobinho,hoje posso dizer que era um fantoche, mas ele era tão real,que lembro –me como se fosse hoje,não víamos a hora de chegar na escola,para conversar com ele,na nossa mente ingênua ele realmente falava ,era um momento mágico.Depois de muita conversa com o lobinho ela nos dava as atividades.
Por outro lado tive uma professora que também me marcou muito, mas de forma negativa se chamava dona Miriam, senhora gorda, alta falava grosso, nos impunha tudo aos berros, chegava assustar, puxava meus cabelos, era um terror.
Agora quando se fala em amizade, como não se lembrar da escola, todos os anos conhecendo novos amigos, mas acho mesmo que a maioria deles foi passageira, talvez porque mudei de cidade, é muito difícil me deparar com algum, embora tenha aqueles ,que permaneceram ,casaram conhecemos a família, todas essas coisas são muito gratificantes.
Também me casei bem cedo, no ano seguinte que conclui o ensino médio, por esse motivo
...