Modelagem
Por: Kelly Miola • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.362 Palavras (6 Páginas) • 863 Visualizações
RESUMO
O presente relatório foi elaborado a partir do experimento realizado no laboratório de análise do comportamento na instituição de ensino Faculdade de Pato Branco - FADEP, onde foi praticado o exercício de modelagem de pressão á barra e reforçamento contínuo com a finalidade de fazer com que o sujeito pressione a brra e obtenha água sem que o experimentador precise intervir, para isso houve o reforçamento de comportamento que se aproximavam da resposta desejada, sendo esses o de aproximação da barra,farejar a barra, colocar uma pata sobre a barra.O sujeito realizou o feito como será relatado a seguir.
Palavras chaves: Modelagem; reforço; comportamento.
REVISÃO DE LITERATURA
Através da liberação de consequências sobre o comportamento é possível ensinar, por exemplo, um rato a pressionar uma barra de respostas ou até mesmo uma criança a emitir comportamentos complexos. Um modo interessante de ensinar um comportamento “novo”, utilizado, por exemplo, por pesquisadores ou alunos em atividades de laboratório, é o método da modelagem. Modelar comportamento, ensinar um comportamento novo, consiste em liberar consequências reforçadoras contingentes (próximo no tempo) à resposta, de modo que reforce diferencialmente, através de aproximações sucessivas, àqueles comportamentos próximos ao comportamento final desejado (Holland & Skinner, 1961; Gomide & Dobrianskyj, 1993)
Modelagem de comportamento, para Skinner, é um processo pelo qual determinados comportamentos vão sendo incentivados (o chamado reforço positivo) até adquirirem uma forma determinada (condicionamento operante).Os comportamentos não surgem ao acaso e nem totalmente desenvolvido, é um continuo processo de modelagem. Para Skinner: (1998, p.101)
“O condicionamento operante moldela o comportamento como o escultor modela a argila. Ainda que algumas vezes o escultor pareça ter produzido um objeto inteiramente novo, é sempre possível seguir o processo retroativamente ate a massa original indiferenciada e fazer que os estágios sucessivos,através dos quais retornamos a essa condição seja tão pequenos quanto quisermos.Em nenhum ponto se emerge algo que seja muito diferente doque o precedeu” ( SKINNER,1998)
Pode se usar a experiencia com os pombos citados por Skinner, como um bom exemplo de modelagem, onde o objetivo final é que o pombo bique o ponto marcado, e esse comportamento não acontece ao acaso, incialmente o reforço ( alimento) é dado assim que o pombo de volta rapidamente para o ponto, o reforço aumenta esse comportamento. O reforço deixa de ser dado até que o pombo faça um ligeiro movimento em direção ao ponto, da mesma forma o reforço é suspenso e só ocorre novamente quando o pombo apresenta um comportamento mais parecido com o final desejado, o pássaro faminto consegue responder como esperado rapidamente.
A modelagem ocorre através dos resultados da lei do efeito. Nesta lei os comportamentos são selecionados e por suas consequências, comportamentos bem sucedidos produzem bons efeitos e comportamentos mal sucedidos não produzem bons efeitos. A lei do efeito é o principio da aprendizagem operante, ela coloca que quanto mais uma ação é reforçada mais ela tende a acontecer, do mesmo modo que quanto mais uma ação é punida mais ela tende a desaparecer. Na modelagem os comportamentos reforçados aumentam e os que não recebm reforço tendem a diminuir. (BAUM,1999) ]
De acordo com Baum (1999) “ os analistas do comportamento pensam que a modelagem do comportamento funciona exatamento da mesma forma que a evolução das espécies. Baum diz que : “ As diferenças no sucesso reprodutivo modelam a composição de uma população de genótipos, o reforço e punição modelam a composição do comportamento de um individuo.”
Ainda de acordo com Baum a semelhança entre seleção natural e modelagem não é acidente, as duas servem para explicar problemas semelhantes. Ambas as ideias referem- se a uma população em que ocorre variação, as duas ideias exigem a reprodução de tipos e também atribuem a mudança á seleção por sucesso diferencial.E finalmente cada uma dessas ideias substitui uma explicação não cientifica anterior. A ideia da seleção natural substitui Deus, uma força sobrenatural que guia uma evolução. A modelagem por reforço e punição também substitui forças ocultas, as causas mentalistas são substituidas por explicações puramente naturais
È de grande relevancia de o reforço ser apresentado logo que o sujeito se comporte para que não ocorra outro comportamento antes do reforço, podendo deixar o sujeito experimental confuso.(REESE,1975). Na modelagem o reforço não apenas fortalece uma resposta em particular, como também aumenta a probabilidade de ocorrência de aproximação cada vez mais proxima, e é por isso que a modelagem funciona. Para Reese (1975, p.37 ) “ a modelagem consiste em reforçar as aproximações sucessivas do comportamento desejado”
Neste sentido, Gomide e Weber falam da importância do reforço ser apresentado logo após o comportamento desejado,onde destacam que um atraso de segundos poderá tornar o reforço menos enficaz quanto ao aumento da probabilidade de ocorrência da resposta, pois o sujeito continua a se comportar e quando o reforço é liberado, ele entenderá como reforço está relacionado a resposta que está ocorrendo, e não aquele que se pretendia. (GOMIDE E WEBER,2003) .
[pic 1]
METÓDO
2.1 SUJEITO
Para a realização do experimento utilizou-se um rato da espécie Rattus norvegicus de linhagem Wister-rato albino, do sexo masculino, com idade 67 dias, sem privação de alimento e não possuía histórico experimental. Devido a realização do experimento ficou privado de água em tempo de 24 horas.
...