Mudanças na adolescência
Artigo: Mudanças na adolescência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celinaanaluiza • 22/9/2014 • Artigo • 287 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
INTRODUÇÃO
A adolescência corresponde ao período de vida entre 10 e 19 anos. É nessa fase que o adolescente passa por várias mudanças: físicas, psíquicas, sociais e, principalmente, no relacionamento com os pais. Ele está em transformação.
Já não é mais criança, mas também ainda não é adulto. Seu corpo dá demonstrações de que mudanças estão ocorrendo.
O crescimento é rápido nos dois anos anteriores e posteriores à puberdade. Além de rápido é desproporcional: os membros se alongam, o corpo emagrece, os ângulos se salientam.
Essas mudanças, nas quais perde a sua identidade de criança, implicam a busca de uma nova identidade, que se vai construindo nos planos conscientes e inconscientes. O adolescente não quer ser como determinados adultos, mas, em troca, escolhe outros como ideais.
É muito comum, no grupo de amigos, o surgimento de namoros e experiências sexuais. A sexualidade é imperativa na adolescência, os sentimentos são vividos com enorme intensidade e o jovem, ainda imaturo, não sabe como lidar com ela.
A família é o primeiro modelo, é o referencial para que o adolescente possa enfrentar o mundo e as experiências que ainda estão por vir. Daí a necessidade de diálogo entre pais e filhos para que estes não busquem informações erradas ou incompletas com amigos ou parceiros que também não detêm conhecimento suficiente.
Apesar da grande quantidade de informações sobre sexualidade e métodos anticoncepcionais, as adolescentes continuam engravidando, o que gera implicações sociais, psíquicas e econômicas. Sociais porque geralmente abandonam os estudos devido à gravidez; psíquicas porque ainda não estão emocionalmente prontas para assumir uma gravidez; e econômicas porque quase sempre as famílias assumem a criança e a adolescente, aumentando as despesas da casa.
Esse fato tem se tornado um problema de saúde pública que precisa ser mais bem compreendido.
...