Nacional de currículo programas de graduação: uma prática atitude para com a profissão
Pesquisas Acadêmicas: Nacional de currículo programas de graduação: uma prática atitude para com a profissão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedro_sbo • 31/5/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 3.897 Palavras (16 Páginas) • 491 Visualizações
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de
ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas
programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e
eficaz.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do r
Até agora, na execução dos comandos com as estruturas de controle, utilizamos tipos de dados básicos, com variáveis simples: real, inteiro, literal, caractere e lógico. Nesta aula, você verá que há situações em que os tipos de dados básicos não são suficientes para resolver os problemas que se apresentam. Em muitos momentos, precisaremos, para atingir a solução de tais problemas, utilizar o que chamamos de estruturas de dados homogêneas. Você entenderá o conceito dessas estruturas e verá que, utilizando-as, podemos armazenar diversos dados de um mesmo tipo em uma única variável. Você estudará a utilidade dessas estruturas e as classificaremos em vetores (unidimensionais) e matrizes (bidimensionais), contemplando a sintaxe e a construção de algoritmos utilizando as duas estruturas.
Objetivos
Ao final desta aula, você será capaz de:
Definir o conceito de estruturas de dados homogêneas, classificando-as.
Definir o conceito e a sintaxe da utilização de vetores.
Identificar quando é conveniente utilizar vetores.
Construir algoritmos completos utilizando vetores.
Definir o conceito e a sintaxe da utilização de matrizes.
Identificar quando é conveniente utilizar matrizes.
Construir algoritmos completos utilizando matrizes.
Estruturas de dados homogêneas
Ao longo da nossa disciplina, você viu que uma variável é um espaço na memória que é reservado para armazenar determinados tipos de dados (Aula 3 – Tipos de dados). Até agora, porém, nós trabalhamos apenas com os tipos de dados básicos (reais, inteiros, caracteres, literais e lógicos) e variáveis simples para armazenar esses dados.
No entanto, nem sempre os tipos de dados básicos são suficientes para representar as estruturas de dados necessárias para resolver os problemas que se apresentam.
Imagine, por exemplo, que você quer escrever um programa que solicita ao usuário a entrada dos nomes de 50 alunos de uma turma de sua escola. Parece simples, não? E é. Basta você utilizar uma das estruturas de repetição que vimos nas aulas anteriores. Veja:
algoritmo "50 nomes"
var
nome:literal
contador:inteiro
inicio
escreval ("Digite os nomes dos alunos:")
para contador de 1 ate 50 passo 1 faca
escreval ("Aluno",contador,":")
leia (nome)
escreval ("Aluno",contador,": ",nome)
fimpara
fimalgoritmo
O algoritmo acima solicita que o usuário digite os nomes e lê um a um, conforme o usuário os digita. Nesse caso, precisamos apenas de uma variável inteira que servirá como contador e uma variável do tipo literal para armazenar o nome que será digitado. O nome é digitado, armazenado na variável, exibido ao usuário, e a variável é liberada para armazenar o próximo nome. Se você solicitar ao programa que exiba o conteúdo da variável nome, verá que somente o último nome digitado será exibido.
Faça o teste. Adicione a seguinte linha após o final da estrutura de repetição: escreva ("Nome:",nome). Execute no VisualG e observe a saída.
Mas, se quisermos que todos os nomes digitados sejam exibidos em uma lista, imediatamente após a digitação dos mesmos? Como fazer isso?
Para que os nomes dos alunos do nosso exemplo sejam exibidos em uma lista, eles precisam, primeiro, ser acessados. E para ser acessados, é necessário que todos eles estejam armazenados nessa lista. Para esse fim, existem as estruturas de dados homogêneas.
Estruturas de dados homogêneas são estruturas que permitem armazenar conjuntos de dados de um mesmo tipo (daí o nome ‘homogêneas’) em uma única variável. São também chamadas de variáveis compostas homogêneas ou variáveis compostas indexadas.
As estruturas de dados homogêneas são classificadas em dois tipos:
os vetores (ou arrays), estruturas que armazenam os dados em uma única linha e várias colunas (dizemos que são unidimensionais);
as matrizes, estruturas que armazenam os dados em forma de tabela, com várias linhas e várias colunas (são bidimensionais).
Atividade 1
Explique o conceito de estruturas de dados homogêneas.
Para
...