Neste trabalho falaremos sobre Pinóquio as avessas
Por: BentoGalvani • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.224 Palavras (5 Páginas) • 606 Visualizações
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre Pinóquio as avessas, Livro de Rubem Alves, fazendo um comparativo sobre a história e três tipos de abordagens educacionais: Diretista (tradicional), que consiste no professor como o portador do saber, não diretista (Humanista), que tem o aluno como centro do aprendizado e relacional que nada mais é que uma junção das duas primeiras.
O livro conta a história do pequeno Felipe, que sempre foi muito curioso, questionador, tinha uma mente fértil e cheia de observações, mas que em certo ponto da vida, ao chegar a escola, tem suas “asas” cortadas, pelo método de ensino utilizado em sua escola.
Abordagem Diretiva
Na abordagem diretiva nos deparamos com uma característica, a de que o professor é a fonte do conhecimento e o aluno é um receptáculo que só irá se encher com o conhecimento proveniente da fonte, ou seja, o professor.
Em determinado momento o autor, Rubem Alves, mostra o início da experiência de Felipe na escola. Na escola, Felipe sofre um choque quando ao fazer algumas perguntas as descobre inconvenientes para o professor, por não fazer parte da matéria na qual ele está estudando. Por exemplo:
“... – Que bom que a nossa língua serve para dar nomes as coisas! Eu gosto de pássaros. Ao vir para a escola, vi um pássaro azul que come mamão. Mas não sei o nome dele. A senhora, que ensina nomes, poderia me dizer o nome dele?
A professora sorriu e disse.
- Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes de pássaros não estão no cronograma de português. Nas aulas de português temos que pensar e falar sobre aquilo que o cronograma manda...”
Ou seja, o pequeno Felipe sofre um baque enorme ao se deparar com tal atitude de sua professora, que em sua concepção seria uma das pessoas responsáveis por responder seus questionamentos, por ensiná-lo. Em contrapartida, em alguns momentos pode-se perceber o quão incomodo é para uma professora caracteristicamente enquadrada na abordagem diretista, ao ouvir as perguntas de Felipe que fogem do plano de aula, que ultrapassa a sua “zona de conforto”.
Uma característica da Pedagogia Diretiva é o conceito da tabula rasa, o qual citei acima, onde só o professor pode produzir algum conhecimento no aluno. O aluno somente recebe o conteúdo, e somente o professor possui o conhecimento, ou seja, quando o detentor do conhecimento se depara com um aluno que possui uma base de conhecimentos e quer explorá-los no novo ambiente, é certo que hávera algum tipo de incomodo ao professor, que provávelmente achará uma forma de reprimir o aluno para que ele aprenda apenas oque está no plano de aula.
O modelo direitista se mostra um modelo autoritário, onde o aluno deve apenas ouvir e reproduzir o que foi ensinado, sendo assim, ele deve apenas sentar, silenciar, obedecer e aprender. E segue o pressuposto de que seguindo esse modelo de ensino estará preparando a pessoa ideal para o mercado de trabalho, um profissional que obedece e sabe o “necessário”. Felipe retrai seu gosto por pássaros, que no caso em si representa a retrair a sua curiosidade, a sua sede de saber. O que o torna apenas mais um em meio à multidão.
Abordagem não diretiva
O que aconteceria se o pequeno Felipe fosse alfabetizado a partir de um método não diretista? A abordagem não diretista, ou humanista, dá ênfase ao aluno em seus processos de construção. Também por meio deste tipo de abordagem é dada mais atenção ao psicológico e ao emocional do indivíduo. O aluno é considerando detentor de um conhecimento proveniente de suas experiências, aliás, é através dessas experiências que o conhecimento é construído. Pode-se dizer assim, que o aluno é o centro nesta abordagem, e o professor é tido com um mediador (facilitador), gerando assim uma ampla autonomia para o aluno.
O que vemos no livro, é uma escola que barra, que priva o aluno de seu conhecimento individual e preza pelo coletivo. Se o pequeno Felipe que era detentor de uma sede imensa de conhecimento, fosse acolhido, se suas perguntas obtivessem a resposta que ele procurava, independente da hora, e da matéria na qual ele estava, segundo a abordagem humanista, ele teria atingido todo seu potencial, tornando-se cada vez mais autônomo em seu aprendizado, o que traria benefícios para ele enquanto indivíduo. Sua aprendizagem teria sido melhor, ele encontraria mais relevância no conteúdo, veria os conhecimentos de acordo com seus ideias e propósitos e se sentiria mais motivado por poder escolher as experiências nas quais atingiria com mais facilidade todos seus objetivos.
...