Neurotransmissor
Por: Luanny Matias • 8/4/2015 • Relatório de pesquisa • 497 Palavras (2 Páginas) • 1.209 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA – parte 2
Nomes: Luanny Sousa Matias
Caroline de Morais
4. A respeito do neurotransmissor que lhe foi atribuído em sala, responda: a) A qual categoria ele pertence? b) Qual é a sua função? c) Identifique situações cotidianas e transtornos psicológicos envolvidos na ação deste neurotransmissor. d) Cite uma região do cérebro onde receptores deste neurotransmissor são encontrados.
ANANDAMIDA
- A anandamida pertence ao grupo das substancias químicas chamadas de canabinoídes.
- Sua função está ligada a efeitos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos, sua falta pode causar problemas de ansiedade, medo e depressão.
- Anandamida em condições normais: o neurotransmissor anandamida é armazenado em vesículas na extremidade do axônio. Quando um sinal elétrico chega a este local, as vesículas aderem a parede do neurônio, provocando a libertação de anandamida na fenda sináptica.
A anandamida move-se através da fenda até o neurônio pós-sinaptico e se liga aos receptores encontrados nas dendrites desse neurônio, permitindo a passagem da mensagem.
Uma vez transmitida a mensagem, a anandamida separa-se do receptor e retorna ao neurônio original, ela é reciclada para seu estado original.
Anandamida sob o efeito da Cannabis: o THC altera essas condições normais, ele comporta como a anandamida, imita o neurotransmissor, ligando-se aos receptores que estão designados para a anandamida, quando o THC se liga ao receptor uma mensagem é transmitida, o THC liberta-se dos receptores e é destruído pelo organismo.
- O neurotransmissor anandamida é encontrado no hipocampo, estriado e cerebelo, onde há maior quantidade de receptores CB1. A anandamida também é encontrada no Tálamo onde há pouco receptor de CB1.
...