No texto Aproximações sobre a Transdisciplinaridade
Por: CarolinaDelmoro • 8/11/2016 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
No texto Aproximações sobre a Transdisciplinaridade: Algumas Linhas Históricas, Fundamentos e Princípios Aplicados ao Trabalho de Equipe, o autor traz algumas aproximações conceituais e práticas sobre o tema da transdisciplinaridade, trazendo um recorte, principalmente, ao olhar de Japiassu (1976) e também algumas informações históricas relacionadas à origem e aos fundamentos da transdisciplinaridade. Primeiramente o autor fala sobre o conceito do termo disciplina e seus derivados inter, multi, pluri e trans.
Na transdisciplinaridade, a descrição geral envolve uma coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas em um sistema de ensino inovado, sobre a base de uma axiomática geral. É um tipo de sistema de níveis e objetivos múltiplos. Para que um diagnóstico seja dado em situação de transdisciplinaridade não basta apenas que cada profissional opine a partir de sua área e, finalmente, um tratamento seja indicado. Para que a configuração transdisciplinar seja alcançada é preciso que os profissionais envolvidos estejam reciprocamente situados em sua área de origem e na área de cada um dos colegas.
O primeiro documento que registrou o interesse oficial de cientistas pela transdisciplinaridade foi a Declaração de Veneza. Escrito em 7 de março de 1986, a declaração foi o comunicado final: “A ciência diante das fronteiras do conhecimento”
A origem da transdisciplinaridade está situada no trabalho de equipe. Uma equipe será transdisciplinar quando sua reunião congregar diversas especialidades com a finalidade de uma cooperação entre elas sem que uma coordenação se estabeleça a partir de um lugar fixo. O trabalho em equipe numa perspectiva transdisciplinar requer humildade e disponibilidade por parte de cada profissional, pois é, em suma, um movimento de reconhecimento de posições diferentes em relação a um mesmo objeto.
...