O ALCOOL E OUTRAS DROGAS
Por: Italo Alves • 9/11/2021 • Trabalho acadêmico • 3.170 Palavras (13 Páginas) • 138 Visualizações
INSTITUTO ENSINAR BRASIL
FACULDADE DOCTUM DE SAÚDE DA SERRA
ANA MARIA DE ABREU MACHADO
ÍTALO VIEIRA DOS SANTOS ALVES
THAÍS MENDONÇA ALVES PEREIRA
POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
SOBRE ALCOOL E OUTRAS DROGAS
SERRA
2020
INSTITUTO ENSINAR BRASIL
FACULDADE DOCTUM DE SAÚDE DA SERRA
ANA MARIA DE ABREU MACHADO
ÍTALO VIEIRA DOS SANTOS ALVES
THAÍS MENDONÇA ALVES PEREIRA
POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
SOBRE ALCOOL E OUTRAS DROGAS
Estudo apresentado pelos alunos do 7º período como forma parcial de avaliação da disciplina de Psicologia e Políticas Públicas de Assistência Social: SUAS do curso de Psicologia da Faculdade Doctum Serra com auxílio da Prof. (a) Neuslete Esteves dos Santos Neumann durante o semestre 2020/2.
SERRA
2020
INTRODUÇÃO
Compreende-se como políticas públicas o conjunto de ações coletivas que são voltadas para a garantia dos direitos sociais, construindo um compromisso público que visa dar conta de determinada diligêncianas mais diversas áreas.
O presente trabalho tem como objetivo relacionar as principais legislações vigentes na Confederação Nacional (CF), Política Nacional de Assistência Social (PNAS), Sistemas Único de Assistência Social (SUAS) e outras leis vigentes em nosso pais com a área de Psicologia e a influência dessa área com as políticas públicas de Álcool e outras drogas.
AS LEGISLAÇÕES EM DESTAQUE (CF, PNAS, SUAS, ETC)
Ao tratarmos sobre o tema álcool, estaremos nos referindo de uma droga lícita e de forte envolvimento em um meio social, sendo assim, podemos observar e encontrar elevado índice que venha estimular o seu consumo. Para a sociedade contemporânea, o consumo é visto predominantemente de forma positiva, o que dificulta o reconhecimento de determinados padrões de consumo como doença.
Segundo apontam estudos e pesquisas acerca ao tema, o alcoolismo é considerado o terceiro dos mais sérios problemas de saúde nos Estados Unidos, sendo no Brasil, uma das causas que mais influenciam registros policiais, bem como: Acidentes automobilístico e agressões em vários contextos. Não podemos deixar de citar também causas como: Falta ao trabalho, o desemprego, as internações em clinicas psiquiátricas entre outros.
Dentro dos estados modernos a questão do abuso de álcool e outras drogas foram alvos de políticas públicas, que inicialmente construíram seus discursos em dispositivos de criminalização e medicalização, onde o usuário de droga é de responsabilidade do sistema judiciário ou é alvo de internações compulsórias, por meio da psiquiatrização do abuso. (SAU & TRANSF. p.83)
Sendo assim, grande é a mobilização de profissionais da saúde para diminuir índices de problemas decorrentes do uso do álcool. Atualmente, a Organização
Mundial de Saúde (OMS) define o alcoolista como um bebedor excessivo, cuja dependência em relação ao álcool é acompanhada de perturbações mentais, da saúde física, da relação com os outros e do comportamento social e econômico.
Sabe-se que drogas são substâncias que, quando introduzidas em um organismo altera os processos químicos, o que resulta em mudanças sejam elas fisiológicas ou comportamentais. (DENARC)
Os conteúdos presentes constituem-se em apresentar a atuação, desafio e as referências técnicas do Psicólogo na questão Políticas Públicas Brasileiras sobre Álcool e outras Drogas, porém é necessário um breve panorama do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Prevista pela Constituição Federal de 1988, a Assistência Social é política pública componente da Seguridade Social.
A Assistência Social tem como norte a garantia dos direitos sociais, que de forma constituída junto às demais políticas públicas, operacionaliza programas, projetos, serviços e benefícios, a fim de assegurar atendimento as necessidades, suprimentos de condições para auxiliar imprevistos sociais, e acesso aos direitos.
Suas características e competências são bem amplas, porém específicas, pois trata-se de proteção individualizada e coletiva, ou seja, não somente ao indivíduo, mas numa esfera que abrange o território com centralidade na família e na sociedade inserida.
A proteção Social é uma primazia do SUAS, que dispõe todos os seus esforços de planejamento, monitoramento e informações para garantir proteção, prevenção, ou no agravamento a vida.
Suas leis, regulamentações e perspectivas são de: acolhimento a família, desde a maternidade até velhice; como também amparo as crianças e adolescentes; o incentivo à integração ao mercado de trabalho; entre outros suportes a indivíduos em situações de risco pessoal e social.
Para o enfrentamento da questão Álcool e outras drogas é fundamental que o SUAS articulado com as demais políticas estejam executando seus papéis de forma integrada para a redução de danos de tamanha complexidade e desafio, pois as estratégias de abordagem precisam estar alinhadas não somente em âmbito individual ou familiar, mas territorial, que passa a ter domínio e mobilização comunitária.
A conscientização e seus multiplicadores saem de um espaço menor que são pequenos problemas, para potenciais com fatores de risco a integridade.
Sob esta ótica, podemos conceituar o SUAS e profissionais que atuam nessa rede como potenciais e melhores aliados dos Psicólogos quando falamos de proteção, prevenção a vida e fortalecimento de vínculos familiares, porém as determinações das políticas públicas e o cenário que o assistente social está inserido carece de uma batalha cotidiana, devido ao crescimento organizado das drogas e de seus dependentes.
As consequências do uso de álcool e outras drogas equivalem como um dos mais graves em termos de impacto a saúde, demandando formação e manutenção de programas e políticas de cuidado, como também assistência articulada e humanizada para os profissionais destinados a esse território.
Diante disso percebemos que é crucial a preparação de toda equipe multidisciplinar, para lidar com a problemática do consumo de álcool e outras drogas, onde a saúde mental, os problemas psíquicos, a medicalização entre outros afetam não somente o usuário, mas todos que estão a sua volta.
...