O ATENDIMENTO FAMILIAR
Por: DIOGENESAND • 21/3/2022 • Resenha • 320 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
Ao longo dos anos a família vem enfrentando fases e mudanças, podendo ser definida como um grupo de pessoas que possuem laços de ligação profunda e afetuosa, gerando um sentimento de pertencimento aquele determinado grupo, isso a identifica como parte dele.
No modelo sistêmico, a família pode ser considerada como um circuito, onde o comportamento de um membro é afetado pelo comportamento do outro, correspondendo a um sistema complexo e integrado, onde existe indivíduos interdependentes que desempenham influências nos demais.
Toda e qualquer parte de um sistema está relacionado de tal modo com as demais partes, pois um sistema não vive isolado, ele é sempre parte de um todo. Ele é geral para as partes que o compõe e é parte da composição de outro sistema mais geral de um todo, as mudanças numa delas provocará mudanças no sistema total.
Segundo “Monica McGoldrick & Betty Carter”, afirmam que a família é mais do que uma soma de duas partes, que o ciclo de vida individual acontece dentro do ciclo de vida familiar, que é o contexto primário do seu desenvolvimento.
Logo, a família pode ser considerada, ao mesmo tempo, como um sistema dentro de outro, podendo ser intitulado por subsistemas, onde sofre influências constantes e influenciam ao mesmo tempo.
Para Minuchin (1990), a família é um sistema que se define em função dos limites de uma organização hierárquica, onde o indivíduo pode pertencer a diferentes subsistemas, dotados por níveis de poder, pelas funções, diferentes habilidades e exigências distintas para cada indivíduo que compõe o sistema, ou seja, o grupo familiar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARTHINELY, Michelly Trigueiro Tavares. Rede de Psicologia. Família: fases e mudanças. Disponível em: <https://rededepsicologia.com/familia-fases-e-mudancas/>, 2019. Acessado em: 23 nov. 2020.
MCGOLDRICK, Monica & CARTER, Betty. As Mudanças no Ciclo Familiar - uma estrutura para a terapia familiar, 1995, Cap. 1.
MINUCHIN, Salvador, LEE, W-Y, SIMON, G. M. Dominando a terapia familiar. 2ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
...