O Artigo Saúde
Por: TAYNÁ CAROLINE • 28/2/2019 • Trabalho acadêmico • 860 Palavras (4 Páginas) • 136 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS ARAPIRACA - UNIDADE EDUCACIONAL PALMEIRA DOS ÍNDIOS
CURSO DE PSICOLOGIA
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS 2
TAYNÁ CAROLINE SILVA SOUSA
LIINGUAGEM – CAPÍTULO VII (RESUMO)
Nesse capítulo, nos é apresentado que a Análise do Comportamento é monista, pois considera que tudo o que fazemos e comportamento, mesmo o que não sabemos que fazemos e, tudo que fazemos tem uma única natureza, não importa se o comportamento e verbal/simbólico, complexo, privado, consciente ou não. Traz a análise funcional como um meio fundamental para compreender comportamentos, onde essa arremata a interpretação do comportamento por defini-lo como uma relação com outros eventos antecedentes e consequentes em um contexto sócio histórico especifico.
Há a ênfase de que comportamento é produto relacional entre o organismo e o contexto ambiental. E, ambiente é todo e qualquer evento, esteja “dentro” ou “fora” do sujeito, que entra na relação que define o comportamento, compondo os fatos da história do indivíduo e que dão sentido a sua ação.
Vale ressaltar que todo comportamento é produto de três histórias indissociáveis da interação organismo-ambiente: história filogenética, a ontogenética e a cultural. “A história filogenética marca a herança da espécie a partir das contingências de sobrevivência que selecionam a forma e a função do corpo humano. A ontogenética é responsável pela construção dos comportamentos ao longo da história de aprendizagem desse corpo, tornando-o uma pessoa única. A história cultural amplia, concomitantemente, essa construção em práticas grupais entre os membros de uma cultura, transmitidas por favorecerem a sobrevivência do grupo”.
Skinner propôs, a substituição do termo “linguagem” por comportamento verbal, por entender inadequado o primeiro termo, pois é geral, chama a atenção para a “língua” e está comprometido com a ‘'doutrina da expressão das ideias”, que diz que a alocução deve ser explicada pelas ideias nela expressas. Tais como quaisquer outros comportamentos, os verbais resultam da interação continua entre o organismo e o ambiente. No caso, o ambiente e especial, chamado ambiente verbal, e inclui necessariamente o ouvinte.
COMPORTAMENTO VERBAL (RESUMO)
- O comportamento verbal pode ser compreendido através de análise funcional, ou seja, por meio de um tipo de análise a fim de compreender e controlar comportamentos.
- Análise consiste em analisar o comportamento nas relações com as consequências do responder.
- O operante verbal poderia ser compreendido por meio de uma análise funcional das contingências às quais o organismo é exposto dentro de sua comunidade verbal – o controle de estímulos sobre o comportamento poderia aí ser encontrado, bem como as consequências que o estabelecem e mantém.
- O comportamento verbal foi definido com ênfase na importância da análise funcional para a descrição de suas variáveis de controle e verificação da unidade verbal.
- Comportamento verbal é comportamento operante e, é mantido por consequências mediadas por um ouvinte que foi treinado pela comunidade verbal para operar como tal.
- Na análise funcional, a investigação da aquisição e manutenção de comportamento verbal está voltada para o exame das contingências de reforçamento mantidas pela comunidade verbal, buscando-se determinantes do comportamento nas interações entre falante e ouvinte.
- O comportamento verbal é um tipo de comportamento operante porque ele altera o ambiente e é modificado por essas alterações.
- Pode-se citar duas classes de operantes verbais primários que foram definidas: o mando e o tacto.
- Tatear ou comportamento de tacto, são respostas verbais, vocais ou motoras controladas por estímulos discriminativos não-verbais e mantidas por consequências sociais quando existe correspondência entre estímulo discriminativo e a resposta.
- Mandar ou comportamento de mando, são respostas verbais, vocais ou motoras, controlados por eventos encobertos, ligados a estados motivacionais ou afetivos e mantidos por consequências que reduzam a privação geradora de quadros motivacionais antecedentes. O mando é categoria de operantes verbais que as pessoas emitem quando dão ordens, fazem pedidos, mencionam (tateiam) os reforçadores de que estão privados.
- É concebível dentro dos princípios da análise do operante verbal de Skinner que, uma vez aprendido o tacto “cadeira”, nós sejamos também capazes de emitir este mesmo operante verbal frente a estímulos similares, sendo que esta habilidade pode se iniciar de forma imprecisa, tornando-se cada vez mais precisa em função da modelagem fornecida pela comunidade verbal por meio da aplicação de reforço, punição, extinção.
- Há também outros tipos de comportamentos, como o Ecóico, que são respostas verbais, vocais e motoras controlados por estímulos discriminativos verbais auditivos e mantidos por reforçadores sociais, desde que haja identidade estrutural entre a resposta e o estímulo.
- Há também o comportamento textual, são respostas verbais vocais controladas por estímulos discriminativos verbais visuais (texto escrito) e mantidas por reforçamento social.
- O comportamento intraverbal, são respostas vocais, verbais ou motoras controlados pelo próprio comportamento verbal do emitente (ou de outrem cujo comportamento verbal o emitente está acompanhando) e mantidas por reforçamento social.
REFERÊNCIAS
Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento / organizadores Maria Marta Costa Hubner, Marcio Borges Moreira; editores da série Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, Francisco Baptista Assumpção Junior, Leia Priszkulnik. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
BARROS, R da. S. Uma introdução ao comportamento verbal. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. ISSN 1517-5545, 2003, Vol. V, nº1,73-82. Disponível em:< file:///C:/Users/taycaroline/Desktop/v5n1a08.pdf>. Acesso em: 12 de Ago de 2018.
...