O Comportamento Humano nas Organizações
Por: Nat0102 • 30/3/2017 • Projeto de pesquisa • 1.725 Palavras (7 Páginas) • 258 Visualizações
J8 / 14
Os processos sociais de recrutamento ocorrem sob mediação de uma empresa terceirizada que pré-seleciona os candidatos que se encaixam nos moldes solicitados pela gestora e possuem os requisitos básicos para o cargo, posteriormente os encaminha à Gerente de Loja da filial para realização de entrevista com a mesma, cabendo à ela contratar o candidato que melhor se enquadra à empresa. Cabe ressaltar que a BV Financeira possui um plano de carreira para seus funcionários, onde os Gerentes de relacionamento podem se tornar Gerentes de Loja, lhes dando oportunidade de crescimento.
Durante a entrevista a gerente de loja demonstrou qual a seu estilo de Gestão, afirmando que há participação mutua de todos os funcionários, as informações não ficam centralizadas na mesma, todos sabem e compartilham as suas dificuldades, duvidas, opiniões e importância do trabalho em equipe.
Na segunda parte da entrevista tivemos conhecimento do âmbito individual da gerente de loja, que caracterizaremos como I.M, do sexo feminino e possui 43 anos.
A Gerente de Loja se graduou em administração de empresas em 2009, pós-graduou em Vendas pelo Mackenzie e atualmente não pretende realizar nenhum curso.
Iniciou sua carreira em 2002 onde trabalhava na área administrativa de uma concessionaria realizando entregas de carros, e posteriormente atuou na área financeira de contas a pagar e a receber. Passou 12 anos trabalhando no Banco Panamericano e em 2013 foi convidada a participar da equipe BV Financeira.
Durante a carreira apontou momentos gratificantes como sua promoção para coordenadora de vendas no Banco Panamericano em 2007 e em 2010 quando tornou-se Gerente. Indicou também o aspecto negativo que encontrou em sua carreira quando assumiu uma equipe teve dificuldade em fazer com que os funcionários exercessem suas funções por vontade própria e não por obrigação.
A gerente de loja ressaltou que as condições necessárias para um bom rendimento no ambiente de trabalho como o diálogo, participação da equipe e
9 / 14
sinceridade, o ato de ser sempre transparente com os funcionários. Também comentou sobre as atitudes inversas que podem atrapalhar o funcionamento da empresa e o convívio com os funcionários, como a teimosia e rebeldia por parte dos mesmos em insistir em realizar suas funções da sua forma ao invés de seguir o que a empresa solicita. I.M expõe a importância da adaptação do funcionário, que ele deve se adaptar à empresa e não a empresa ao funcionário.
Em relação a sua família e vida pessoal há apoio e reconhecimento, seus familiares sabem que ela exerce um trabalho desafiador pelo fato de lidar com o ser humano, sente que realiza uma atividade gratificante.
Por fim, a gerente de loja está satisfeita com seu próprio desempenho e se auto avaliou em nota 9 de grau de satisfação, afirmou que está feliz e satisfeita com seu trabalho pois sem ele não faria nada, inclusive recebeu recentemente elogios de seu superior regional com um feedback positivo, porém tem ciência que há pontos a serem melhorados.
3.2 Resumo Observação
O ambiente de trabalho da área interna era uma sala ampla com as cores branco e azul, não havia decorações na sala, apenas quadros informativos com o logotipo da empresa. O local onde exercem a sua função trata-se de uma mesa grande com seis divisórias, portanto sentavam-se lado a lado, enquanto a gerente estava posicionada ao canto da mesa dos funcionários para supervisionar e auxiliar. Não notamos pertences pessoais em suas mesas, apenas folhas com anotações referentes ao trabalho, computador (sistema operacional específico) e telefone. Os funcionários utilizam uniformes sociais seguindo o mesmo padrão de cores, onde há também o logotipo.
Na área externa, havia decorações e símbolos, como o nome da empresa estampado na parede. Três funcionários estavam atendendo e utilizavam os mesmos uniformes e instrumentos, porém, exercem a função de atender os clientes que chegam fisicamente a agência. As mesas estavam organizadas, não havia papéis espalhados e eles se comportavam de maneira mais formal, evitando conversas entre eles não relacionadas ao trabalho, enquanto que na
10 / 14
área interna notamos que havia maior interação entre eles, inclusive com a gestora, que estava à disposição para auxílio e orientação sobre as melhores formas de apresentar os objetivos aos clientes, caracterizando um relacionamento participativo e uma cooperação entre eles no local.
Enquanto observávamos, um dos funcionários estava sentado ao lado da gestora, onde ambos estavam expondo seus pontos de vista sobre a abordagem ao cliente. Durante esse momento, uma funcionária estava fazendo observações sobre o assunto de forma descontraída. Outro ponto que nos chamou a atenção, foi que apesar de ser um local formal de trabalho, eles pareciam confortáveis no ambiente, havia um par de chinelo no chão, sentavam-se relaxados na cadeira, deixaram suas mochilas em mesas desocupadas, agasalhos no encosto da cadeira e não mudavam tal postura diante a gestora, mantendo as diversas conversas.
A gestora foi receptiva ao nos atender sendo simpática e educada, porém, estava inquieta e respondia às perguntas da entrevista de forma objetiva e rápida, sentimos que estava com pressa e/ou ocupada.
Existem regras e regulamentos impressos em Código de Conduta e Política de Crédito, onde ditam como devem se portar e atuar em seu local de trabalho.
Os funcionários pareciam à vontade em seu ambiente de trabalho, estabelecendo boas relações com os seus colegas e superiores, passando a impressão de um bom local para trabalhar.
3.3 Discussão
Após realizar a entrevista e observação e analisa-las, obtivemos embasamento teórico para associar com a disciplina estudada em sala de aula. Apontaremos a seguir as teorias encontradas nas empresas.
A percepção tem um caráter subjetivo, ou seja, cada indivíduo percebe de forma diferente um mesmo objeto ou situação, considerando o tempo e espaço em que estão inseridos, por isso a nossa percepção do local e da entrevista em
11 / 14
si foi algo seletivo, limitado e individual, porem ao debater as opiniões e ideias diversas notamos que houve consenso sobre o que sentimos e pensamos.
Por ser um trabalho comissionado supomos que a motivação dos funcionários se baseie na busca de maior produtividade para consequentemente haver um aumento salarial.
Comunicação pode ocorrer de diversas
...