O Comportamento Humano nas Organizações
Por: Fabricio Spindola • 31/3/2019 • Projeto de pesquisa • 6.569 Palavras (27 Páginas) • 222 Visualizações
Universidade Paulista - UNIP
Instituto de Ciências Humanas
Campus São José do Rio Pardo
Curso de Graduação em Psicologia
Gestão Pessoal da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo – Comprometimento dos Servidores Públicos
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP
Maio 2016
Gestão Pessoal da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo – Comprometimento dos Servidores Públicos
Trabalho Curricular Bimestral realizado para obtenção de aprovação de Atividades Práticas Supervisionadas na disciplina de Comportamento Humano nas Organizações.
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP
Abril 2016
RESUMO
Com as transformações que ocorrera durante o tempo na sociedade, as relações de trabalho foram profundamente alteradas também, fato este que acabou influenciando no comprometimento dos funcionários das empresas. O presente trabalho teve como objetivo analisar o comportamento dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, a partir de observações e entrevistas dirigidas com responsável pelo departamento de recursos humanos e com funcionários da empresa, para assim compreender sua dinâmica, conhecer as origens, consequências e níveis de comprometimento. É apresentado também um pouco da historia do surgimento da cidade e consequentemente o surgimento da instituição, onde pela discussão dos dados coletados se analisou os problemas que a empresa enfrenta na gestão dos funcionários.
...
Palavras Chave: Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo; Comprometimento dos funcionários; Gestão Pessoal; Servidores Públicos;
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. OBJETIVOS 6
3. METODOLOGIA 7
3.1 Local 7
3.2 Participantes 7
3.3 Material 7
3.4 Procedimentos 7
4. RESULTADOS/DISCUSSÃO 8
4.1 Historia da Cidade de São José do Rio Pardo 8
4.1.1 Representantes da Câmara Municipal 10
4.1.2 Conselho de Intendência Municipal 10
4.1.3 Intendentes 10
4.1.4 Prefeitos 11
4.2 Transcrição da entrevista com responsável pelo Departamento Pessoal 13
4.2 Transcrição da entrevista com funcionários da empresa. 14
4.2.1 Entrevista Funcionário M.A.M. 14
4.2.2 Entrevista Funcionário R.S.C. 16
4.3.3 Entrevista Funcionária A.C.V.M. 18
4.3 A prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo 20
5. CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 24
APÊNDICES 25
Apêndice A – Roteiro de Entrevista com Responsável pelo Departamento de Recursos Humanos 25
Apêndice B – Roteiro de Entrevista com Funcionários 27
ANEXOS 29
Anexo A – Carta de Apresentação 29
Anexo B – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) 30
Anexo C - Organograma 31
Anexo D – Quadro de Pessoal 44
Anexo E – Relação de Cargos, Funções e Empregos Públicos com escolaridade exigida, salários e subsídios desta Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo 52
Anexo F – Formulário de Avaliação de Desempenho 64
1. introdução
A busca pela compreensão dos fatores que interferem na relação individuo-organização tem como objetivo encontrar o equilíbrio entre a produtividade e eficiência das organizações e as aspirações, desejos e necessidades dos indivíduos, tornando o assunto intrigante e objeto de um vasto campo de pesquisa.
Entretanto, as transformações sociais, culturais e tecnológicas em curso tem alterado profundamente as relações de trabalho, impondo a necessidade de novos formatos organizacionais e gerando novas expectativas, demandas e atitudes dos indivíduos, grupos sociais e sociedades como um todo.
Isso significa que o estudo do comprometimento está ameaçado? Meyer & Allen (1997) acreditam que não, uma vez que as organizações não estão desaparecendo e sim tornando mais enxutas, o que tornam as pessoas que se mantem na organização ainda mais importante. Numa outra perspectiva, Bastos (1998) argumenta que é exatamente nesse momento em que as organizações estão fortemente expostas as pressões por qualidade e competitividade, que elas mais necessitam de uma força de trabalho efetivamente comprometida com a sua missão e valores, mesmo que seja terceirizado.
Os estudos sobre comprometimento organizacional tem buscado conhecer a origem, as consequências e os níveis ótimos de comprometimento, tanto para o alcance dos objetivos organizacionais quanto para preservação de um nível aceitável de qualidade de vida do trabalhador. Em linhas gerais o comprometimento pode ser entendido como um forte vínculo do indivíduo com a organização, que o incita a dar algo de si, a saber: sua energia e lealdade. É um sentimento de pertencer a um grupo, com o propósito de identificação com seus objetivos e valores (Aguiar, 1981).
...