O Comportamento Humano nas organizações
Por: Elaineunip • 21/2/2018 • Trabalho acadêmico • 2.603 Palavras (11 Páginas) • 179 Visualizações
Universidade Paulista UNIP
Campus Norte
Período Matutino
Comportamento
Humano nas Organizações
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO.......................................................................................2
2 – METODOLOGIA.....................................................................................3
2.1 - POPULAÇÃO ALVO
2.2 - INSTRUMENTOS UTILIZADO
2.3 - PROCEDIMENTOS
3 – RESULTADO ..........................................................................................4
3.1DISCUSSÕES
4 – CONCLUSÃO..........................................................................................7
5 – ANEXO....................................................................................................9
6.1 – ANEXO 1.........................................................................................
6.2 – ANEXO 2.........................................................................................
1. Introdução
A psicologia na organização tem como objetivo o estudo do indivíduo no ambiente de trabalho contribuir e dar suporte aos funcionários. Ajudando a ter flexibilidade e bons resultados, usando de inovação, e disponibilizar um melhor ambiente de trabalho entre o empregado e o empregador. A Psicologia organizacional viabiliza ao psicólogo efetuar a melhoria das condições de vida dos funcionários e chefes nas empresas, buscando melhorar as condições de trabalho e da saúde dos trabalhadores em inúmeros setores administrativo.
Houve uma grande transição entre a Revolução Industrial, Europa nos séculos XVIII e XIX e os dias atuais, e podemos enfatizar como destaque principal a substituição do trabalho artesanal pelo uso de máquinas, horas de trabalho, questões de salubridade. Na fase pós-moderna com a globalização, o avanço da tecnologia, surgiram novos modelos de gestão, trabalho em equipe, trabalho com metas, plano de carreira.
A utilização de técnica de entrevista e de observação, a fim de desenvolver projetos, e de mediação entre o empregador e o empregado para que haja uma atenção à saúde mental e física do trabalhador.
A empresa eleita pelo grupo é da área alimentícia, tem várias franquias que estão situadas em shopping center.
A proprietária nos descreveu sobre seu trabalho, em alguns momentos ela precisou se ausentar da entrevista pois necessitava resolver alguma questão junto aos seus funcionários. Ao comentar sobre os funcionários, a gestora diz que a empresa proporciona aos funcionários um treinamento onde aprendem sobre a visão, missão e os valores da empresa.
- METODOLOGIA:
Trata-se de uma atividade proposta aos alunos do curso de Psicologia, referente à disciplina de Comportamento Humano nas Organizações, na qual o grupo realizou uma entrevista com a empresária e gestora de um restaurante franqueado localizada dentro de um shopping.
2.1 - População alvo:
Como se trata de uma rede de restaurantes que trabalha com a produção e comércio de refeições caseiras, a franquia tem um público-alvo abrangente, visto que os seus serviços são voltados para todas as pessoas do sexo feminino e masculino, de todas as idades e que tenham interesse em frequentar um ambiente aconchegante para fazer uma refeição de qualidade.
2.2 - Instrumentos:
Como instrumento de pesquisa, foi utilizado uma carta de apresentação a organização um roteiro de entrevista semiestruturada com a empresaria / gestora da franquia e um roteiro de observação da unidade.
2.3 - Procedimento:
O grupo é formado por quatro integrantes. Foi realizado algumas reuniões para traçar estratégias do trabalho a ser desempenhado. O primeiro procedimento foi pesquisar empresas que poderiam nos atender, através de uma das componentes do grupo foi possível o contato com a proprietária do restaurante Divino Fogão.
A empresária foi muito solicita e demonstrou boa vontade em recebermos agendando dia e local. A entrevista foi realizada no próprio estabelecimento e a observação também, porém em data diferente.
2. RESULTADO
A rede de restaurantes de comida caseira “Divino Fogão” surgiu em 1984 quando, Reinaldo Marques Varella ao lado de seus primos Álvaro e Luís Antônio Marques de Oliveira, teve a ideia de abrir um restaurante em São Paulo. Como haviam crescido em fazendas, os três possuíam fascínio pela comida caseira que comeram durante toda sua infância. Portanto, juntaram suas economias e com a ajuda de sua família, adquiriram uma casa no bairro de Pinheiros que foi reformada e decorada com objetos com ares da verdadeira casa de fazenda e batizada de São Paulo – I. Anos depois, Reinaldo e sua esposa assumiram o controle e a administração do restaurante.
Devido a tanto sucesso em 1991 o shopping Eldorado convidou o São Paulo- I para fazer parte de sua praça de alimentação. Surgiu então a dificuldade de manter o sabor da fazenda usando-se tipos diferentes de produção. Pouco tempo depois, outros cinco shoppings já contavam com o restaurante em formato de fastfood tipicamente brasileiro. Dezenove anos depois o restaurante passou a se chamar “Divino Fogão”.
O restaurante “Divino fogão” conta com mais de 181 restaurantes em quase todos os estados do país, todos localizados em shoppings centers. Para representar a marca, a rede utiliza a figura da sinhá. Simpática senhora que supervisiona o preparo dos alimentos e recebe a todos com carinho e gentileza.
O restaurante possui no mínimo, dezoito funcionários. Seu horário de funcionamento é das 11hs às 22hs. O ambiente é todo decorado com itens e objetos que remetem à fazenda. A comida é típica da fazenda e é servida em Buffet exposto onde se podem encontrar vários tipos de alimentos e bebidas como: petiscos, cervejas e sucos. Seus principais concorrentes são os restaurantes que servem comida brasileira ou caseira.
A rede participa de vários programas sustentáveis que tem como objetivo reduzir e compensar os gases causadores do efeito estufa.
...