O Comportamento Humano por Skinner
Por: Ingryd Santos • 14/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 360 Visualizações
ERICK PATRICK DA SILVA RGM:21969922
MONIQUE ELLEN LOSANA RGM:21057494
ELISANGELA NERIS DOS SANTOS RGM: 21220247
INGRYD DOS SANTOS RGM: 21855749
JULIANA CUSTÓDIO DE SOUZA RGM:17302692
Turma: 3°E/2°F
Trabalho Personalidade: Análise do Cotidiano
Teoria da Aprendizagem – B. F. Skinner
Universidade Cruzeiro do Sul
Área de Ciências Biológicas e da Saúde
Curso de Psicologia
2020
ERICK PATRICK DA SILVA RGM:21969922
MONIQUE ELLEN LOSANA RGM:21057494
ELISANGELA NERIS DOS SANTOS RGM: 21220247
INGRYD DOS SANTOS RGM: 21855749
JULIANA CUSTÓDIO DE SOUZA RGM:17302692
Turma: 3°E/2°F
Trabalho Personalidade: Análise do Cotidiano
Teoria da Aprendizagem – B. F. Skinner
[pic 1]
2020
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma situação cotidiana e analisá-la à luz da abordagem comportamental e visa o aprimoramento dos alunos da Graduação em Psicologia, matriculados no 3º semestre, no domínio das teorias da Personalidade.
A escolha da abordagem comportamental de Skinner se fez em função dos últimos acontecimentos em nossa sociedade, que pudemos perceber a revolta de milhares de brasileiros com o atual governo, fazendo com que a população causasse o “panelaço” e percebemos que isso foi um estímulo comportamental para quem estava sentindo a mesma coisa, e que também entrou nessa onda de fazer uma “manifestação” em casa contra o atual governo.
Como estamos desenvolvendo nesta etapa um estudo sobre a teoria da personalidade comportamentalista, primeiramente iremos apresentar conceitos sobre personalidade e as principais ideias desta linha teórica que irão auxiliar na construção deste trabalho.
“Embora a diversidade no uso comum da palavra personalidade possa parecer considerável, ela é superada pela variedade de significados atribuídos ao termo pelos psicólogos. Em um exame exaustivo da literatura, Allport (1937) extraiu quase cinquenta definições diferentes que classificou em algumas categorias amplas” (Hall, Lindzey e Campbell, 2000, pág. 32).
Allport tem duas definições sobre a personalidade, que ele chama de biossocial e biofísica. A biossocial diz que a personalidade se assemelha ao termo de “valor da impressão social”, ou seja, o indivíduo é aquilo que mostra para os outros. Allport não concorda com isso, e sim com a definição biofísica, que diz que a personalidade se ampara nas qualidades e nas características do indivíduo.
Outra definição importante sobre a personalidade é a globalizante ou coletânea, ela engloba a personalidade por enumeração. É uma listagem de características importantes para descrever o outro. Essa definição usa o termo personalidade para incluir tudo sobre o indivíduo. Temos também a função integrativa ou organizadora, da personalidade, que diz que é aquilo que dá ordem e congruência a todos os comportamentos distintos que o indivíduo apresenta. Existe também o ajustamento do indivíduo na personalidade, que consiste em aspectos únicos que o indivíduo apresenta em seu comportamento. E enfim, temos a essência da condição humana, que é aquilo que existe de mais característico na personalidade do indivíduo, não apenas por diferenciá-lo, mas sim porque é o que ele de fato é.
“A personalidade consiste concretamente em uma série de valores ou termos descritivos que descrevem o indivíduo em termos das variáveis ou dimensões que ocupam uma posição central dentro de uma teoria específica” (Hall, Lindzey e Campbell, 2000, pág. 33).
A teoria de Skinner era chamada de estímulo-resposta, porém ele não concordava com isso. Segundo Skinner, não existe nenhum estímulo que controla ou provoca outros comportamentos, e o marco de seu condicionamento operante é que o controle mora nas consequências do comportamento. O mais certo para descrever a sua abordagem era “selecionista” ao invés de “associacionista”.
“Os reflexos e os outros padrões inatos de comportamento se desenvolvem porque aumentam as chances de sobrevivência da espécie. Os operantes se fortalecem porque são seguidos por consequências importantes na vida do indivíduo” (Skinner, 1953, p. 90; citado em Catania, 1993; ver também Catania, 1992).
- NOTÍCIA
Sendo assim temos como escolha de evento atual, as manifestações políticas que estão ocorrendo rotineiramente, os conhecidos “Panelaço”. Nestes a população no atual momento de pandemia, permanecendo restritos aos seus lares, manifestam a indignação com o atual governo e suas estapafúrdias condutas, através de sons emitidos em suas janelas através de utensílios de cozinha batendo panelas em suas janelas, o som emitido atinge altos timbres e essa manifestação recorrente tem mobilizado grandes massas em diversas regiões do país. Todos expressando sua insatisfação e corroborando com um sentimento de unidade ao combate de todos os absurdos políticos vivenciados no nosso país no atual governo.
- ANÁLISE DE DADOS
Confirme a teoria de Skinner o comportamento é um reflexo involuntário condicionável de acordo com estímulo ao qual é recebido, tendo em vista essa teoria, Skinner acredita que o comportamento independente do seu receptor, seja humano ou animal, poderá ser direcionado conforme a intenção. Para isso é necessário o estímulo adequado e de acordo com o condicionamento o reforço a estes estímulos, o que permiti não só uma manipulação como uma mecanização do comportamento de um indivíduo, para Skinner somos frutos dos estímulos ao qual recebemos inerente ao contexto.
...