O Comportamento Verbal - Behaviorismo
Por: Julia Sanches • 2/11/2019 • Resenha • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
Behaviorismo III
Resumo: Comportamento Verbal
O comportamento verbal se constitui de boa parte da complexidade do comportamento humano e não se limita à fala. Não existe tal comportamento nos organismos mais simples.
Trata-se de um comportamento operante (aquele que altera o ambiente, sofrendo também o efeito das alterações ambientais por ele promovidas). O comportamento verbal afeta o ambiente, sendo seu primeiro efeito sobre o homem.
A diferença entre o comportamento verbal e os outros operantes é que, nos outros, há uma relação mecânica entre a resposta e a consequência.
O comportamento verbal possui uma função adaptativa, ele é modelado e mantido por suas conseqüências no ambiente físico ou social, interno ou externo, público ou privado.
[pic 1]
O comportamento verbal não tem uma relação direta entre resposta e conseqüência já que é mediado por outro indivíduo, havendo também o elemento cultura.
A principal característica do comportamento verbal é que ele é estabelecido e mantido por reforçamento mediado por outra pessoa, o ouvinte. Assim, o comportamento verbal se estabelece no conjunto de falante + ouvinte, sendo este, conhecido como episódio verbal. O ouvinte funciona como um estímulo antecedente, estímulo discriminativo e também como quem libera as conseqüências.
Tal comportamento depende da cultura já que só através dela é que o ouvinte reforçará o comportamento do falante. É preciso que o ouvinte se comporte, reagindo ao comportamento do falante. Além disso, a mediação do ouvinte é aprendida socialmente, o que significa dizer que o comportamento verbal de um indivíduo só pode ser reforçado se o ouvinte aprende, dentro da comunidade verbal, o significado das palavras.
Topografia X Funcionalidade
O comportamento verbal não envolve somente elementos topográficos.
Não deve se prender à forma do comportamento. Apesar de alguém dizer algo, se ninguém ouvir, isso não é um comportamento verbal.
Por outro lado, um gesto ou expressão facial pode ser um comportamento verbal caso haja um receptor (ouvinte).
Assim, o que define o comportamento verbal é a funcionalidade, de forma que haja alguma alteração no ambiente. Se houver uma reação por parte do ouvinte, é comportamento verbal, (mesmo que não seja aquela que o falante espera). Inclusive, o ouvinte pode ser também o próprio falante (comportamento de pensar)
Além de sua função expressiva, comunicativa e adaptativa, o comportamento verbal é importante para a prática da psicologia já que trata-se de um comportamento tipicamente humano, fruto de contingências sociais e sobre o qual as intervenções clínicas ocorrem com maior frequência.
Categorias dos operantes verbais:
(P.S: - Respostas verbais vocais = respostas verbais orais
- Respostas verbais motoras = respostas verbais gestuais)
- Ecóico: Ecoar, imitar. O estímulo verbal leva a uma imitação da resposta.
São respostas verbais vocais ou verbais motoras controladas por estímulos discriminativos verbais auditivos ou visuais e mantidos por reforçadores sociais. Respostas verbais havendo identidade estrutural entre a resposta e o estímulo.
Há correspondência ponto-a-ponto entre o estímulo e a resposta havendo uma similaridade formal.
O comportamento ecóico é importante para a aprendizagem de operantes verbais já que é dele que se aprende as unidades comportamentais da fala. No entanto, ele não implica no entendimento do significado daquilo que é ecoado.
- Textual: Leitura.
Respostas verbais vocais controladas por estímulos discriminativos verbais visuais (texto escrito) e mantida por reforçamento social.
Possui correspondência ponto-a-ponto, porém sem similaridade formal.
Gera repertórios de unidades comportamentais da fala e da leitura.
- Transcrição: Escrita.
Respostas verbais escritas controladas por estímulos verbais orais ou verbais escritos. Possui correspondência ponto-a-ponto. (subdivide-se entre cópia e ditado)
- Cópia: estímulo verbal escrito e uma resposta verbal escrita (tem similaridade formal)
- Ditado: estímulo verbal oral e uma resposta verbal escrita. (não tem similaridade formal) - Intraverbal: O ouvinte da continuidade à uma seqüência verbal iniciada pelo falante.
Respostas verbais vocais ou escritas controladas pelo estimulo discriminativo verbal do falante e mantida por reforçamento social.
Não tem correspondência ponto-a-ponto e não necessariamente tem similaridade formal.
- Elementos múltiplos: “2+2” –> “4” (o intraverbal é controlado pelos antecedentes)
- Cadeias comportamentais: “1, 2, 3” -> “4, 5, 6”. (como fazer uma contagem)
- Associações: ou temáticos. “pires” -> “xícara”. (o intraverbal é controlado pelo tema, situação ou assunto).
- Mando: O mando especifica o comportamento do ouvinte através de ordens e pedidos.
Respostas verbais vocais ou motoras.
Como antecedente há uma necessidade, motivação ou situação aversiva do falante. A resposta gera como conseqüência (promovida pelo ouvinte) a apresentação do elemento motivacional solicitado pelo falante ou a remoção do estímulo aversivo.
Exemplo: “Ajude-me a carregar a mala” “Quero comer pizza” “Que horas são?”
- Tacto: Nomear, descrever objetos ou pessoas.
Respostas verbais vocais ou motoras.
Tais respostas ficam sob o controle de eventos antecedentes privados. Como antecedente há o objeto ou evento (que não necessariamente é algo que foi assistido por todos, pode ser encoberto – como uma sensação física ou emoção) E mantidas por conseqüências sociais quando existe correspondência, um reforço generalizado.
Exemplo: nomear eventos, relatar fatos, auto-descrição e auto-observação.
- Auto-clítico: Comentar, qualificar, enfatizar, coordenar.
Respostas verbais vocais ou motoras controladas pelo próprio comportamento verbal do falante e que articulam, organizam ou modificam as respostas verbais que as controlam.
É colocada uma ênfase em algo que possui uma função. A frase normal é um tacto, mas a entonação leva a um auto-clítico que muda o sentido do tacto.
Há quatro tipos:
Descritivos – “Vejo que ela é bem agressiva”, “Estou muito ansioso”,
Qualificadores – “Certamente, ele está correto”,
Quantificadores – “Poucos alunos estão interessados”,
Com função de mando – “Fiquem atentos ao que vou explicar agora!”
Variações do comportamento verbal:
O controle aversivo leva à manipulação do comportamento verbal. Assim, os comportamentos verbais manipulativos (que são subprodutos da punição) são:
...