O Culto Negativo E Suas Funções
Artigos Científicos: O Culto Negativo E Suas Funções. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandamaltaa • 21/11/2013 • 257 Palavras (2 Páginas) • 1.597 Visualizações
Todo culto apresenta um duplo aspecto: um negativo, outro positivo na qual um supõe a outro, porem não deixam de ser diferentes. Os seres sagrados são por definição seres separados. Todo conjunto de ritos tem por objetivo realizar esse estado de separação que é essencial. Como sua função é evitar misturas e aproximações indevidas, ritos só podem promulgar abstenções, ou seja, atos negativos são chamados de culto negativo o sistema formado por esses ritos especiais. Não há religião em que não existam interdições, mas há interdições de espécies diferentes, além daquelas relacionadas à religião, há as que dizem respeito à magia, ambas tem em comum o fato de promulgarem incompatibilidades entre certas coisas e de separarem as coisas assim declaradas incompatíveis.
A vida religiosa e a vida profana não podem coexistir no mesmo espaço. Portanto, para que a primeira possa desenvolver é preciso providenciar-lhe um local especial de onde a segunda é excluída, daí a instituição dos templos e dos santuários. O culto privado, individual, é o único que chega a se misturar com a vida temporal. O culto negativo é, em certo sentido a condição de acesso ao culto positivo cujo sistema não se limita a proteger os seres sagrados dos contatos vulgares mas age sobre o próprio fiel, modificando lhe positivamente o estado. Para isso podem se empregar unções purificações, bênçãos, todas elas operações essencialmente positiva; mas que se chega ao mesmo resultado por meio de jejuns, vigílias, pelo retiro, silêncio, isto é, por abstinências rituais que não são senão a prática de interdições determinadas.
...