O Dicionário Psicanalítico
Por: Thaís Silva • 21/3/2020 • Resenha • 259 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
Dicionário psicanalítico
A mãe suficientemente Boa: É aquela que frustra o filho ao mostrar que ele não terá seus desejos atendidos imediatamente, mas que também mostra que existe um tempo de espera e um limite e que ele não é sua extensão.
holding: Para Winnicott holding protege contra a afronta fisiológica. Preocupação materna primária. Está relacionado ao toque.
Manejo: É a capacidade do psicoterapeuta de criar condições para que surgindo momentos regressivos seja capaz de lidar com eles, dando um suprimento, uma sustentação, exatamente ali onde o ambiente inicial falhou.
Handling: É o cuidado materno que inclui toda a rotina de cuidados ao longo do dia e da noite.
Objetos transicionais: É o uso simbólico que os bebês fazem dos objetos da realidade compartilhada, para aliviar a angústia de separação, em torno do período de desmame.
Fenômenos: É fase em si. O objeto é somente a posse. ( NÃO ACHEI OUTRO CONCEITO...PROCURAR)
Falso self: Entende o falso self como uma defesa que oculta e protege o verdadeiro self, a existência por meio de um falso self torna a vida esvaziada de sentido e permeada por um senso de irrealidade e de que a vida não vale a pena.
Tendência antissocial: A tendência antissocial fundamenta-se em uma privação ocorrida no passado da criança, em um momento em que ela já consegue perceber que a falha é ambiental, ou seja, quando apresenta uma diferenciação mínima entre o eu e a realidade.
Agressividade: Insere-se no contexto do desenvolvimento emocional – e não pulsional – humano, sendo largamente afetado pela qualidade da relação do sujeito com o ambiente.
...