TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enigma De Kaspar House

Pesquisas Acadêmicas: O Enigma De Kaspar House. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 3

esumo “O Enigma de Kaspar Hauser”

Werner Herzog

Kasper Hauser quando foi encontrado não falava, não tinha noção de medo, de dor, nenhum sentimento, e mal se mantinha sobre as pernas. Ele só comia, e dormia, não apresenta reações, e não tinha auto-propulsão. Quando estava aprisionado no cativeiro ele vivia apenas no mundo sensível, que é aquele em que se encontra (o que acredita ser a realidade). Ao sair do calabouço Kasper descobriu que havia uma realidade autônoma por trás das impressões sensoriais; em uma das cenas, atraído pela chama de uma vela, colocou seu dedo no fogo e, ao sentir dor, aprende que a chama queima. Em determinada cena quando segura o bebê nos braços, ele demonstra ter consciência da sua situação, e diz a uma das pessoas que o acolheu que ninguém o aceitava.

Em um dos diálogos no filme, K. Hauser conta ao seu tutor que havia sonhado com uma caravana, demonstrando assim que começou a conseguir diferenciar sonho e a realidade, para ele as coisas reais confundiam-se com as imaginarias. No decorrer do filme, em uma conversa, Kaspar revela que acha que seu quarto é maior do que a torre porque ele ao se virar para todos os lados em seu quarto continua vendo sempre o quarto e no caso da torre não, ao se virar ele não mais a vê, demonstrando assim certa manifestação da inteligência.

Quanto mais coisas, Kasper aprendia além de seus sentidos, isto é, a partir do mundo concreto, o da experiência; começou a mostrar dificuldades de encarar algumas situações: não aceitava a ideia de religião e questiona a inferioridade das mulheres na sociedade. Outro momento do filme, um homem lhe impõe um desafio de lógica, a fim de testar seu raciocínio: ele é confrontado com uma charada do encontro de um viajante com um nativo em uma encruzilhada que leva a duas diferentes aldeias: uma delas todos são mentirosos e, na outra ninguém mente. Pergunta-se como descobrir quem é o nativo… Kaspar Hause responde que existe uma outra pergunta para solucionar: o senhor é uma rã verde? Se disser sim, sei que vem da aldeia dos mentirosos, mas se disser não, vem da aldeia dos que falam a verdade. Teve grande avanço tanto com conhecimento, escrita e musica.

Não se sabe ao certo o que levou Kasper a ser aprisionado dessa forma, e muito menos os motivos, no final do filme ele sofre dois atentados pelo homem que o aprisionou e no segundo, ele leva um golpe no qual causa sua morte, no final do filme é descoberto uma deformidade do hemisfério esquerdo de Kasper, cerebelo é maior do que o normal, procura-se demonstrar uma base neurobiológica para explicar Kasper…

O comportamento natural de Kaspar Hauser, representa uma crítica ao racionalismo positivista, capaz de atingir e desmontar pretensas verdades preexistentes. Ao desafiar a lógica e todo seu sistema de argumentação racional, assume uma posição contestadora que lhe discrimina perante os outros. Ele não é reconhecido como parte da sociedade, da mesma forma que não se reconhece como parte dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com